Dicas de Decoração

Luminárias para jardim: como valorizar o ambiente?

Escrito por quintadellarte

Quando pensamos em decorar ou mudar o astral de nosso jardim, uma dica muito valiosa é investir em luminárias. Esses itens, que podem ser utilizados com diversos tipos de lâmpadas, existem em inúmeros tamanhos e modelos, e certamente podem ser o diferencial no ambiente que você quer criar!

Para fazer um bom uso das luminárias, você deve levar em conta o tamanho e a posição do seu jardim, quais tipos de plantas ele possui, se quer ele bem iluminado ou com uma iluminação mais indireta, se quer marcadores no chão, etc.

Com bom senso e paciência, elas vão dar o toque que faltava à sua decoração, por isso vamos ver algumas dicas de como escolher as luminárias para jardim.

Tipos de lâmpada

A lâmpada que você for usar é fundamental para a sua decoração. As lâmpadas incandescentes possuem uma gama de cores bem agradável, mas pesa contra o fato de durarem pouco e consumirem muita energia.

As halogênicas são uma versão melhorada das incandescentes, pois duram mais e consomem menos energia. Já as fluorescentes têm ótimas opções de cores e são bem econômicas.

As lâmpadas de LED tem custo mais elevado, mas, em compensação, são duráveis e consomem muito pouca energia.

Tipos de luminárias para jardim

Existem vários tipos e você pode combiná-los para uma iluminação bem equilibrada. É interessante para todo o jardim usar modelos com difusores, que regulam a intensidade da luz, respeitando a necessidade de cada área.

Se quiser usar menos luminárias, pode-se utilizar postes de luz ou estátuas luminárias, que têm um poder maior de iluminação e são de grande beleza. Para iluminar a parte de baixo do jardim, uma boa dica é o uso de balizadores.

Eles são muito versáteis e podem ser colocados em corredores, marcando o caminho, nos canteiros, perto de árvores e junto às pedras. As luminárias arandelas dão um tom mais clássico e suave.

Caso o jardim possua escadas ou rampas, é indicado o uso de pequenos pontos de LED, pois, além de bonitos, dão segurança.

Instalação e parte elétrica

Deve-se tomar muito cuidado na hora da instalação das lâmpadas, pois elas envolvem parte elétrica. O ideal é fazer um quadro de energia exclusivo para elas, para não se misturarem com o resto da casa.

Se for instalar lâmpadas na terra, cuidado com a umidade. Dê preferência para os modelos de LED, pela durabilidade.

Se tiver qualquer compartimento com água no jardim, dê atenção especial à fiação. Tome cuidado para fazer uma instalação fácil de manusear e que seja prática, evitando grandes problemas na hora de trocar uma lâmpada.

Posicionamento e distribuição

Antes de tudo, deve-se evitar o “clarão”, que é basicamente uma ou mais fontes de luz posicionadas de uma forma que entrem em contato diretamente com os olhos, podendo até cegar por alguns instantes quem estiver observando.

Para isso, um bom planejamento é essencial. Tome cuidado para que todo o jardim esteja bem iluminado, mas sem cansar a vista.

Evite acumular lâmpadas em um só lugar e deixar outros com iluminação fraca. Caso tenha plantas ou flores mais sensíveis, tome cuidado com a iluminação direta, que pode inclusive matar algumas espécies.

Com paciência e cuidados básicos na instalação, é fácil escolher as luminárias para o seu jardim. Gostou das nossas dicas? Então siga a Quinta DellArte no Facebook e não perca nenhuma novidade!

Sobre o autor

quintadellarte

1 comentário

Deixar comentário.

Share This