Jardim e Paisagismo

Paisagismo para espaços pequenos: é possível?

Escrito por quintadellarte

A presença de plantas deixa a casa muito mais alegre e cheia de vida, e se engana quem pensa que é preciso um grande jardim para conviver com o verde. O paisagismo para espaços pequenos é uma opção de decoração barata e aconchegante, capaz de renovar o ar e as energias da casa.

No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre a tendência do paisagismo e mostraremos o que é preciso para criar um cantinho verde em espaços pequenos. Vamos começar?

O que é paisagismo?

O paisagismo é a arte de transformar um ambiente utilizando plantas e outros elementos naturais. Além da função decorativa, essa atividade tem o objetivo de criar um espaço de paz, tranquilidade e natureza no lar.

E como dissemos ali em cima, paisagismo não é feito apenas em espaços grandes, como parques, praças e jardins. Espaços internos e pequenos podem ser preenchidos com toda a graciosidade que essa tendência proporciona.

Como começar?

O primeiro passo para preencher um espaço pequeno é pesquisar quais plantas se adaptam melhor ao local. Nesse momento, você deve observar se o ambiente é seco ou úmido, se recebe luz direta ou indireta, entre outros fatores que influenciarão na sobrevivência das espécies escolhidas.

O segredo para os vegetais sobreviverem é escolher as espécies corretas para cada ambiente. Se o espaço for uma varanda ou próximo a uma janela onde incide bastante luz solar, escolha plantas que possuem flores, como temperos, hortaliças, cactos ou suculentas.

Já os locais com luz indireta, onde predomina a sombra, pedem plantas próprias para esse tipo de ambiente. Alguns exemplos são jiboias, samambaias, fitônias, peperômias e avencas.

Depois de saber a necessidade de iluminação, pesquise se as plantas eleitas gostam de pouca ou muita rega. Na dúvida, coloque o dedo na terra antes de regar: se estiver seca, regue; se estiver úmida, não precisa se preocupar!

O que usar no paisagismo para espaços pequenos?

Não é preciso abdicar das plantinhas por conta do pouco espaço: basta usar alguns truques para se adaptar! Veja só:

Vasos

Para quem não possui um quintal extenso, os vasos são uma excelente solução. Você pode preencher superfícies e cantinhos com eles ou mesmo pendurá-los na parede, formando um jardim suspenso.

Jardim vertical

Essa é uma excelente solução para espaços pequenos. O jardim vertical pode ser feito em uma única parede, e é possível colocar diversas plantas separadas ou montar um grande painel.

Ele pode ser instalado na varanda, na cozinha, no escritório ou mesmo na sala. Com um jardim vertical, você consegue inserir o paisagismo em casa sem ocupar quase nenhum espaço!

Canteiros

Se a intenção é usar as plantas para ornamentar o chão, canteiros são uma boa pedida. Você pode usar decks de madeira e pedras, além das plantas, para compor a decoração do ambiente. 

Escadas e estantes

Outra dica para organizar as plantas sem ocupar muito espaço é colocá-las em escadas ou pequenas estantes. Os itens de madeira combinam muito bem, mas você também pode variar utilizando móveis de ferro ou pedra.

O que colocar além de plantas?

Além dos móveis, pedras e outros itens para compor a decoração, também é possível ousar com outros objetos. As estátuas e esculturas, por exemplo, dão um charme todo especial ao ambiente e combinam muito com o verde.

Para que o local fique harmonizado, escolha itens pequenos que se misturam com as plantas. Objetos maiores podem se encaixar facilmente se forem compridos e finos. O ideal é evitar peças muito largas, pois ocupam mais espaço.

Seguindo essas dicas, é super possível fazer paisagismo em espaços pequenos: basta escolher um cantinho para dispor as plantas e os objetos que vão alegrar e renovar as energias da casa!

Gostou do post e quer continuar aprendendo sobre decoração? Siga a nossa página no Facebook e não perca nenhuma novidade!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This