Jardim e Paisagismo

Tendência de decoração: veja como usar o jardim vertical

Escrito por quintadellarte

O jardim vertical é a tendência de decoração que chegou para ficar! Afinal, quem não ama os espaços verdes que acalmam e tranquilizam o estresse do dia a dia?

No entanto, são muitas as dúvidas de quem pretende investir em um jardim vertical, já que se trata de uma novidade no mundo da decoração e ainda se tem pouca informação consistente acerca do tema.

Neste post pretendemos sanar as dúvidas e explicar tudo que você precisa saber para montar o seu jardim vertical e arrasar na decoração da sua casa! Confira!

Onde montar seu jardim vertical

Uma das principais vantagens do jardim vertical é o fato de ele ocupar pouco espaço, podendo ser montado até mesmo em pequenas áreas, produzindo grandes efeitos visuais e sensoriais. Contudo, independentemente desta qualidade de se adequar aos espaços menores, as pessoas que dispõem de áreas maiores como jardins de casa, por exemplo, podem e devem usufruir dessa linda tendência de decoração. Nesse caso, os jardins verticais, podem decorar a área externa da piscina, varandas e lounges montados no exterior da casa.

Resumindo, os jardins verticais são versáteis e podem ser localizados em qualquer tipo de ambiente! Eles podem ser estruturados em varadas, halls de entrada, cozinhas gourmet, jardins de inverno e até banheiros maiores.

Em ambientes pequenos, ocuparão apenas um lado das paredes. Já em locais maiores, são infinitas as possibilidades para que o jardim vertical transforme o lugar onde for montado em um verdadeiro oásis de paz e calmaria.

Como montar seu jardim vertical

Se as plantas escolhidas estiverem dentro de vasos e placas de fibra de coco, elimina-se automaticamente a preocupação com a irrigação automática, pois a rega será manual e periódica.

Treliças de madeira ou de ferro com vasos em formato de meia lua constituem uma opção de montagem, igualmente simples e sem complicação. Essa pode ser uma alternativa mais prática e econômica para quem não pretende investir tanto na estrutura e deseja dar mais atenção para as plantas escolhidas, os vasos decorativos e outros elementos que vão compor o recinto como chafariz, estátuas de santos ou esculturas de animais.

Quais plantas cultivar em seu jardim vertical

Para o jardim vertical se manter o tempo todo bonito e com plantas saudáveis, o mais interessante é optar por mudas que não precisam de regas constantes. Observar se o local de montagem é na sombra ou se recebe sol durante alguma parte do dia também é um aspecto relevante para a escolha das plantas, pois algumas não gostam de sol.

As plantas que vêm sendo utilizadas com sucesso nos jardins verticais são as suculentas e cactos que crescem tranquilamente no sol, as samambaias, que são plantas de sombra, as orquídeas e bromélias, que gostam da meia-sombra, e até mesmo temperos e ervas, quando o jardim suspenso estiver localizado nas atuais cozinhas gourmet.

Quais cuidados o jardim vertical exige

Alguns aspectos devem ser observados para a manutenção e cuidado do jardim vertical.

A nutrição é feita por meio da adubação, que deve ser realizada seguindo rigorosamente as indicações do fabricante do produto. Doses superiores às recomendadas não deixarão as plantas mais saudáveis, mas produzirão efeito inverso. A hidratação deve ser feita por meio das regas e sempre de acordo com as quantidades especificadas para a espécie.

As plantas devem ser constantemente podadas e reorganizadas nos vasos, já que no jardim vertical o espaço para o crescimento é reduzido. Observar também o peso dos vasos é uma medida de segurança indicada para que o vaso não caia e quebre, danificando toda a estrutura.

Se você gostou de saber mais sobre o jardim vertical, compartilhe esse post em suas redes sociais!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This