A poda é importante, primeiramente, por contribuir com a boa saúde da planta, pois permite a remoção de suas partes mortas ou doentes. Além disso, incentiva a floração e o crescimento, e ajuda a manter as plantas em um tamanho compatível com seu ambiente.
Ela também “treina” a planta para crescer da forma como você gostaria. Ao deixá-la crescer demais, com o tempo, você terá um problema de crescimento desordenado. Por outro lado, quando poda regularmente, mantém seu jardim ou plantas internas sob controle.
Para ajudar nessa missão, neste post, apresentamos 6 dicas de como podar plantas. Confira!
1. Use a ferramenta correta para cada tipo de poda
Boa parte dos podadores profissionais preferem as tesouras de poda em vez das tipo bigorna, pois acreditam que elas fazem cortes mais limpos e que não geram infecções.
Use esse tipo de tesoura para cortar hastes que tenham aproximadamente a espessura de um dedo. Para caules mais grossos ou mais resistentes, com até 3 cm de diâmetro, use tesouras de cabo longo. Já para cortar galhos ainda mais grossos, utilize uma serra de poda.
2. Cuide de suas ferramentas
Tão importante quanto escolher as ferramentas corretas, é cuidar para que elas mantenham o bom funcionamento. Sendo assim, mantenha as lâminas das tesouras de poda afiadas e limpas.
Retire toda a seiva e os possíveis detritos quando terminar de usá-las, e aplique óleo para evitar a ferrugem. Para afiar as tesouras, utilize uma lima fina e, se possível, pulverize-as periodicamente com um desinfetante orgânico para evitar a transmissão de doenças.
3. Faça um corte na distância correta
Para que a poda seja feita de maneira correta, é importante que o corte seja realizado acima de um botão. Porém, ele não deve ser tão perto a ponto de danificá-lo e nem muito acima, para que a água não fique presa no topo e leve ao apodrecimento.
Para manter um bom equilíbrio, corte acima do botão a uma distância de cerca de um quarto da espessura do caule.
4. Corte no ângulo correto
É importante que os cortes sejam feitos em um ângulo de 45°, de modo que o topo do corte se incline para o lado oposto do botão.
Esse tipo de corte reduz o excesso de tecido que pode apodrecer e elimina o acúmulo de água no topo do caule, direcionando-o para longe do botão, preservando a sua integridade.
5. Selecione os pontos de corte com cuidado
Como vimos acima, o corte deve ser feito acima do botão, mas é importante caprichar na escolha desse ponto. Quando podamos um caule, o botão mais próximo do topo é o primeiro a se transformar em um novo broto.
Faça o corte acima de um botão que aponte na direção e altura em que você deseja que o novo broto cresça. Desse modo, você consegue direcionar o crescimento da planta de acordo com os seus objetivos e tamanho do ambiente.
6. Pode os caules fracos
Os brotos grossos e fortes têm mais vigor do que os finos. Ou seja, se você quer mais robustez na planta, pode os caules fracos, cortando-os mais curtos do que os fortes. Por fim, verifique onde os brotos fracos cresceram e corte a base para estimular o crescimento mais forte.
Esperamos que, após a leitura de nosso post, você tenha uma boa base sobre como podar plantas. Para criar um belo jardim em sua casa, lembre-se de que a poda é uma maneira de aprimorar as plantas para que elas cresçam fortes e bonitas, ao mesmo tempo que permite um controle sobre o espaço onde elas estão.
Gostou do post? Então, compartilhe-o em suas redes sociais com seus amigos e familiares!