Ambos profissionais trabalham com madeira, mas não fazem a mesma coisa. A marcenaria e carpintaria possuem funções e objetivos diferentes que você precisa conhecer para saber qual profissional contratar primeiro para o seu projeto.
As duas técnicas trazem muitas vantagens, mas precisam ser aproveitadas no momento correto. Para saber qual a melhor para a sua casa, confira abaixo as características de cada uma.
O que é a carpintaria?
A técnica trabalha a madeira maciça, geralmente em seu estado natural. O trabalho do carpinteiro consiste em montar peças mais rústicas e artigos que vão se transformar em estruturas. É muito utilizada na construção naval e na civil para desenvolver peças que vão contribuir para o alicerce, esquadrias e pavimentos de casas e barcos.
Esse profissional possui um vasto conhecimento sobre madeira, como manipulá-la e tratá-la, domina o manejo de instrumentos e também precisar ter uma boa habilidade em geometria.
Vantagens
Quando você contrata um carpinteiro para fazer as estruturas de madeira do seu projeto, é possível conseguir um prazo de entrega menor e mais rapidez na hora da montagem.
Você também tem a certeza de que itens importantes para a estrutura do imóvel serão feitos da forma que você solicitou, com qualidade e nas medidas necessárias para a sua casa.
Algumas peças são fundamentais para a infraestrutura, mas também influenciam na decoração, como decks e janelas. Ao encomendá-las, o carpinteiro vai produzi-las de forma personalizada, adequando ao seu estilo e gosto.
O que é a marcenaria?
A marcenaria trabalha a madeira para a confecção, montagem e restauração de móveis e objetos de decoração. Sua matéria prima é mais diversa: além de madeiras maciças comuns, também utiliza tipos nobres, compensados e MDF.
O marceneiro trata a madeira e desenvolve as peças misturando os conhecimentos da carpintaria com design. É um trabalho mais artesanal, que envolve muitos detalhes e acabamentos.
Vantagens
Ao contratar um marceneiro, você vai incluir em seu projeto uma mobília completamente personalizada, pensada para atender suas necessidades, caber no seu espaço e trazer a estética que mais lhe agrada.
Outro ponto positivo é que o processo artesanal de produção de móveis é mais cuidadoso, e garante peças de boa qualidade e com durabilidade longa.
Além de ser completamente adequado ao seu gosto, as peças serão únicas, já que foram feitas especialmente para você.
Quais são as diferenças entre marcenaria e carpintaria?
A essência das duas profissões é semelhante. Por esse motivo, é comum que as pessoas confundam e pensem que são a mesma coisa. A marcenaria evoluiu da carpintaria e concentra seus esforços em peças mais utilitárias ou decorativas, como mesas, cômodas e objetos para adornar a casa.
Já o carpintaria cuida da parte que estrutura a casa. São peças mais pesadas e que garantem a sustentação e a movimentação no ambiente: portas, decks, pergolados, vigas etc.
Qual profissional contratar?
O melhor profissional para o seu projeto depende dos objetivos e da etapa em que está. Em construções e reformas que alteram estruturas, você deve contratar primeiro um carpinteiro para essa parte e, depois, se precisar de móveis e objetos, entre em contato com o marceneiro.
Agora você já sabe o que difere marcenaria e carpintaria e entende qual é o papel de cada técnica em um projeto. Então, chegou a hora de deixar sua casa com a sua cara. Escolha o que você quer fazer e procure bons profissionais. O jardim também precisa de uma renovação? Veja aqui como escolher móveis para área externa!
Ótima explicação!