Atualmente, arquitetos e paisagistas com foco no mercado de luxo precisam estar sempre atentos ao tipo de atendimento que estão oferecendo para seus clientes, na medida em que eles são notadamente mais exigentes e possuem demandas diferenciadas.
Normalmente, os projetos para esse nicho do mercado são mais personalizados e exigem um serviço de alta qualidade, com produtos de luxo, sofisticados e exclusivos.
Pensando em ajudar você a lidar com esse público, neste post, listamos algumas dicas sobre como oferecer um atendimento ao cliente inesquecível. Continue a leitura e confira!
Invista em treinamento para equipe
Para lidar com clientes exigentes e com demandas bastante específicas, é indispensável contar com uma equipe bem treinada. Por esse motivo, recomendamos que você invista em treinamentos direcionados para o atendimento ao cliente classe A.
Lembre-se que a equipe de atendimento representa a empresa, e, por essa razão, seu desempenho deve ser irretocável. Tenha em mente que esses clientes costumam ser mais objetivos e racionais, não tendem a fechar negócios por impulso e gostam de saber exatamente pelo que estão pagando e qual o custo-benefício da aquisição.
Sendo assim, exigem uma equipe preparada, pronta a responder perguntas com precisão e clareza, assim como para contornar objeções com jogo de cintura, educação e simpatia.
Procure entender a real necessidade do cliente
Não é exagero afirmar que a chave para um bom atendimento está em ouvir o cliente com toda a atenção possível. Ouvi-lo significa descobrir a sua real necessidade, bem como o que ele espera do serviço.
Dessa maneira, você passa a ter, nas mãos, a chance de atendê-lo plena e satisfatoriamente. Nesse processo, é importante mostrar empatia e estar atento e focado às suas demandas. Além disso, também é fundamental ser honesto e transparente em relação ao que ele pode receber do projeto.
Usar perguntas pontuais é uma excelente maneira de traçar as necessidades e desejos de cada cliente e, assim, poder oferecer um serviço verdadeiramente personalizado e exclusivo. Quanto mais minuciosa for essa etapa, melhores serão os resultados alcançados.
Surpreenda no atendimento ao cliente
Contudo, não basta oferecer mais do mesmo, pois um público exigente tende a esperar um “algo a mais” do atendimento e dos serviços que contrata. Nesse sentido, entregue mais, supere as expectativas, seja proativo e ágil, ofereça soluções e, acima de tudo, melhore a experiência do cliente. Atitudes assim certamente vão fazer a diferença! Elas não apenas encantarão o cliente, como também vão fidelizá-lo e trazê-lo novamente em outras oportunidades.
No que diz respeito à experiência do cliente, um dos aspectos mais relevantes está em se certificar de que ele está compreendendo o projeto em toda a sua plenitude. Por essa razão, use e abuse dos detalhes para facilitar esse processo.
Ofereça um atendimento personalizado para os clientes classe A
Por fim, vale a pensa ressaltar que criar laços reais com os clientes, de modo que eles se sintam confortáveis e seguros, é bastante relevante. Para gerar confiança e estreitar a relação, de forma sutil e sem ser inconveniente, é interessante chamar o cliente pelo nome, lembrar do seu aniversário e manter-se sempre disponível.
Além disso, o pós-venda nunca deve ser esquecido ou negligenciado, pois é um elemento significativo para se fazer lembrar em outras oportunidades e para que novos clientes sejam alcançados por meio de boas indicações dos clientes antigos.
Agora que você já sabe como oferecer um atendimento ao cliente inesquecível, assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades!