Não é apenas o mundo da moda que constantemente é atingido por inúmeras tendências — o do design e da decoração também. Nos últimos tempos, muitas novidades têm surgido para aqueles que desejam deixar os seus ambientes mais interessantes, agradáveis e capazes de refletir o estilo de seus moradores. A cor terracota é um bom exemplo disso.
Considerada quente, essa tonalidade alaranjada é versátil e pode ser utilizada de variadas formas em um lar, seja nos revestimentos, na mobília ou, até mesmo, em seus itens decorativos. Assim que abraçar a ideia, você conseguirá deixar o visual do espaço mais atualizado e vibrante, garantindo que todos os indivíduos se sintam bem por lá.
Contudo, embora essa opção seja extremamente popular, há quem ainda não saiba como usá-la. Você é uma delas? Então, continue acompanhando a leitura e anote as nossas dicas exclusivas sobre o assunto!
Leve a cor terracota para as paredes
A primeira — e mais simples — maneira de aplicar a cor terracota em um lar é utilizar o tom nas paredes. É isso mesmo! Atualmente, muitos moradores e profissionais do ramo aproveitam os muros externos, divisórias internas e demais estruturas para adicionar essa tonalidade. Em tais locais, a proposta pode ser aplicada tanto com o uso de pinturas quanto por meio de revestimentos diversos.
Nas áreas externas, por exemplo, os pisos, azulejos e pastilhas em terracota são muito bem-vindos. Já a sala de estar, dormitórios e demais cômodos que tenham uma proposta intimista podem ser revestidos com papéis de parede ou tintas de alta tecnologia.
Deseja alcançar um resultado bem discreto? Tudo bem! Nesse caso, considere pintar ou revestir apenas uma parede com esse tom, mantendo as demais neutras e discretas. É um truque altamente eficiente para preservar a harmonia dos espaços e evitar exageros.
Use móveis pautados pela cor terracota
Muitos não imaginam, mas a cor terracota também pode — e deve — surgir no mobiliário de uma residência. Exemplo disso são os móveis produzidos a partir de madeira e que têm uma tonalidade marrom com fundo avermelhado ou laranja.
Mesas, cadeiras, aparadores e outros elementos podem ser usados para essa finalidade. Em um cômodo, considere deixar tais itens em destaque, seja em uma parede mais clara ou em um espaço sem muitas informações.
Se não tiver nenhuma mobília com essas características, há a possibilidade de pintar algumas peças existentes na sua casa. Só tenha cuidado para utilizar produtos adequados e, sempre que possível, testar a tonalidade da tinta para evitar arrependimentos.
Invista em objetos decorativos com esse tom
Para a felicidade dos moradores mais antenados, existem muitos objetos decorativos pautados pela cor terracota. Luminárias, molduras de quadros, esculturas e bandejas são os principais. Em um cômodo, esses elementos são excelentes para garantir um resultado equilibrado e discreto, especialmente, quando utilizá-los com parcimônia.
Considera o efeito “carregado” demais? Como solução, tente incluir algumas plantas no local — desde que as condições sejam favoráveis à espécie. Seguindo essa recomendação, a sua moradia ficará mais colorida e repleta de vida.
“E nas áreas externas?” — você pode se questionar. Nesses locais, há a possibilidade de incluir vasos de flores ou demais materiais em terracota. Muitas vezes, os produtos em “laranja queimado” também conseguem substituir o tom, sendo uma excelente pedida para variar a sua composição.
Também, há diversos elementos que combinam perfeitamente com a cor terracota — e você pode incluí-los em seu lar para deixá-lo ainda mais estiloso. As nossas sugestões são a madeira, o cimento queimado e a cerâmica branca. A sua única missão é escolher aquele mais capaz de refletir a sua essência e personalidade. Fácil!
Agora que você já está por dentro do assunto, aproveite para conferir os 4 tipos de decoração de luxo e se inspirar desde já!