Jardim e Paisagismo

Como escolher as plantas de jardim ideais para minha casa?

Escrito por quintadellarte

São muitos os benefícios de se ter um jardim: eles colaboram para a melhoria do ar, trazem um pouco da natureza para casa, colorem e perfumam o ambiente, sem contar os benefícios terapêuticos de se cuidar dele. Mas como escolher as plantas de jardim corretas para a sua casa?

Alguns fatores devem ser levados em conta na hora de escolher plantas para jardim, como localização, quantidade de água e sol necessários e até qual tipo de jardim você deseja elaborar. Além disso, definir o estilo do seu jardim e saber como aproveitar cada cantinho do espaço disponível é indispensável. Confira nossas dicas para escolher plantas para jardim ideais para sua casa!

Quais são os tipos de jardim?

Você ama jardinagem e deseja criar um pequeno espaço para isso na sua casa? O primeiro passo a se dar é entender o objetivo desse espaço, pois o tipo de jardim determinará o processo de escolher as plantas que serão utilizadas. Por exemplo, pense se o foco é criar um canteiro de flores ou uma horta com verduras e ervas.

Essa resposta também lhe ajudará a definir o estilo do seu jardim, já que o espaço jardinado deve estar de acordo com seus gostos pessoais e estilo de vida.

Como definir o estilo do meu jardim?

Na área de decoração e design de ambientes, existem alguns estilos de jardim já bem definidos. Você conhece quais são eles? Confira a seguir:

  • Jardim japonês: um estilo que transmite paz e espiritualidade. Elementos marcantes são plantas como bambu e a cerejeira, além de adornos como lanternas, fontes de água corrente e lagos com carpas.
  • Jardim italiano: aconchegante e muito charmoso, o jardim italiano tem tudo para ser o queridinho de muitas pessoas que estão começando a construir seu jardim. Caracterizado por árvores frutíferas, plantas como a trepadeira e chafarizes, possui também um elemento essencial: objetos de cerâmica como esculturas, vasos e bancos.
  • Jardim francês: um dos estilos mais elegantes, o jardim francês também é conhecido como jardim clássico. Para investir, pense em arbustos e cercas-vivas bem aparadas, belas flores e organização simétrica.
  • Jardim tropical: ideal para nosso clima, o jardim tropical caracteriza-se por ser composto de uma vegetação vistosa. Plantas como palmeiras, bananeiras e orquídeas são ideais para esse estilo, além de outros elementos como lagos e pedras rústicas.

Como a localização influencia as plantas de jardim?

A localização é um dos pontos de maior importância na criação de um jardim. Opte por um espaço sem grande circulação de pessoas para maior preservação das suas plantas. Observe o espaço reservado para compreender a quantidade de sol que incide sobre aquele local durante o dia. Plantas possuem necessidades diferentes, mas grande parte delas precisa de pelo menos 6 horas de sol diárias.

O solo é outra preocupação quando falamos do cultivo de plantas para jardim, já que a terra é o sustento delas. Existem diferentes kits de jardinagem que permitem analisar e até tratar o solo antes de receber a planta.

Se o local escolhido for mais sombreado, não se preocupe. Flores como amarílis, anêmonas, tulipas e violetas preferem ambientes mais frescos. Já os jardins com abundância de sol podem cultivar azáleas, cactos, lavandas, melissas, rosas, tomates, vegetais folhosos, entre outros.

Como regar as plantas para jardim?

Cada tipo de planta para jardim exige uma quantidade diferente de água e de sol. Os cactos, por exemplo, não necessitam de muita rega, enquanto as flores copo-de-leite se comportam melhor em lugares úmidos.

Independentemente disso, saiba que a melhor hora para regar as plantas para jardim é durante a manhã e procure sempre molhá-las próximas ao solo, para uma melhor absorção.

Como escolher as plantas ideais para meu jardim?

Existem milhares de espécies de plantas e cada uma se adapta melhor a um determinado ambiente. Veja, a seguir, os tipos ideais para cada condição de temperatura e espaço:

  • Para canteiros: as espécies chamadas de “forrações” são excelentes para decorar vasos e canteiros; além de ficarem bonitas, elas ajudam o solo a manter sua umidade e ficar protegido da erosão e da incidência direta de sol. Tostão, hera, grama-amendoim e perpétua são boas opções.
  • Para muros e paredes: as trepadeiras criam pontos de destaque no jardim ao revestirem os muros; já as plantas pendentes, como samambaias, véus-de-noiva e rendas-portuguesas ficam lindas em painéis verticais. Uma ótima forma de aproveitar espaço!
  • Para criar profundidade: nenhum jardim está completo sem arbustos. Eles são ideais para compor o ambiente e fornecer volume; as melhores espécies são buxinho, alfazema, murta e alfazema.
  • Para áreas com sombra: como contamos nos tópicos anteriores, é necessário analisar a incidência da luz solar no espaço do seu jardim. Em áreas com pouca luz, pllantas que se adaptam bem são tulipas, violetas, amarílis e algumas espécies de hortênsias.

Caso seu jardim tenha espaços diferentes dos citados ou uma área interna, não deixe de pesquisar quais plantas irão se adaptar melhor à esses ambientes.

Quais são as principais dicas para iniciantes?

Inicie o seu cultivo de plantas em um jardim pequeno, pois assim fica mais fácil acompanhar o desenvolvimento delas. Além disso, tente não fazer experimentos. Tenha conhecimento das necessidades da planta e do local em que será feito o cultivo para evitar que elas morram.

Por fim, busque plantas das quais você gosta ou que sempre quis ter. Isso faz com que você se motive mais a cuidar do espaço.

Como combinar as plantas do jardim com outros atributos?

Ao conhecer os diferentes estilos de jardim, fica claro que um espaço bem decorado não depende apenas da escolha das plantas. Existem diversos outros elementos que compõem o cenário e fazem toda a diferença no resultado final.

Entre eles, a água é um dos elementos principais: fontes, chafarizes e piscinas fornecem um ar sofisticado ao ambiente e podem também criar um clima de contemplação e tranquilidade. Estátuas e esculturas são a escolha ideal caso você queira decorar seu jardim com um estilo clássico e muito refinado.

Viu como é simples escolher plantas para jardim ideais para sua casa? Pesquise bastante sobre cada espécie e defina o estilo do seu jardim como aquele que tem mais a ver com sua personalidade. Depois disso, é sem erro!

Se você gostou desse post, assine nossa newsletter para ficar por dentro de mais novidades e dicas legais para que seu jardim viva sempre lindo — direto na sua caixa de entrada!

 

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This