Independentemente da forma de cultivo, ter plantas em casa contribui para um ar mais puro, uma decoração mais bonita e maior qualidade de vida. No post de hoje, falaremos de uma técnica que contempla isso tudo e ainda traz calma e tranquilidade: os jardins aquáticos.
Se você sonha em ter um desses na sua casa, mas não tem ideia de como montar o seu, fique tranquilo: explicaremos a seguir tudo o que você precisa saber sobre esses jardins!
O que são os jardins aquáticos?
Os jardins aquáticos nada mais são do que uma modalidade da jardinagem que emprega o uso da água. Neles, plantas específicas são cultivadas diretamente na água ou em terra — imersa na água.
Eles podem ser construídos em tanques, pequenas bacias, fontes ou até mesmo em pequenos lagos. O melhor de tudo é que, independentemente das dimensões do seu lar, existe sempre uma forma de ter esse recanto de paz e relaxamento.
Quais os materiais recomendados para a construção desses jardins?
Para construir o seu jardim aquático, é preciso ter em mente que ele ficará sempre molhado ou úmido. Dessa maneira, optar por um material resistente à água é fundamental.
Concreto, pedras não muito porosas — como o granito e alguns quartzos —, plásticos, PVCs, borrachas, lonas, vidros, fibras de vidro e madeiras com tratamento de superfície impermeável são alguns exemplos desses materiais.
Quais as plantas mais recomendadas?
As plantas recomendadas para esse tipo de jardim são divididas em duas categorias: as aquáticas e as subaquáticas. As primeiras são aquelas que flutuam na superfície e não possuem enraizamento no solo. Já as segundas cultivam suas raízes no solo, estando, muitas vezes, imersas na água.
Alguns exemplos bastante comuns para se ter nesses jardins são: aguapés, ninféias, alface-d’água, murerê, salvínia, vitória-régia, mil folhas, microsório, e cambomba.
Vale lembrar que o cultivo dessas espécies vai variar de acordo com o espaço que você tem disponível, portanto, tenha atenção a essas especificidades.
Como montar um jardim aquático?
Abaixo, daremos o passo a passo da montagem de um minijardim aquático. Seguindo tudo certinho, você terá uma peça linda para decorar seu lar. Vamos lá!
Materiais necessários
- bacia de material resistente à água e sem furos;
- vaso pequeno — pouco maior que a bacia — de material também resistente à água e também sem furos;
- plantas para jardins aquáticos, de sua preferência;
- pedras seixo de rio;
- água;
- regador;
- estátuas e esculturas.
Montagem
- coloque o vaso dentro da bacia e jogue algumas pedras dentro dele, para impedir que se movimente;
- encha a bacia e o vaso com água;
- na bacia, coloque plantas menores, como o aguapé. No vaso, plantas maiores, como a Iris Louisiana. Essa diferença de altura cria um aspecto legal no jardim;
- coloque as estátuas e esculturas de sua preferência, para trazer ainda mais charme para o jardim;
- renove a água do jardim, enchendo-o até transbordar.
Quais os cuidados necessários?
Para manter seu jardim sempre bonito, alguns cuidados simples são necessários:
- mantenha a água sempre limpa;
- mantenha o jardim num local de temperatura amena (nem muito quente, nem muito frio);
- remova possíveis ervas ou folhas apodrecidas;
- renove a água semanalmente;
- pingue cerca de três gotas de cloro, por semana, para evitar proliferações de mosquitos causadores de doenças, como o Aedes aegypti.
Ter jardins aquáticos em casa é uma ótima maneira de decorar o espaço para receber os amigos, relaxar e trazer tranquilidade. Esperamos que esse artigo te motive a construir o seu jardim e que você possa aproveitar bons momentos.
Gostou desse post e quer continuar acompanhando as novidades que compartilhamos? Curta nossa página no Facebook e não perca nenhum conteúdo!