Dicas de Decoração

Confira como o paisagismo e as estátuas podem mudar um ambiente

Escrito por quintadellarte

O paisagismo é uma técnica que transforma terrenos e oferece aos ambientes beleza, charme e aproximação com a natureza.

Por meio de recursos de jardinagem e objetos decorativos, o paisagismo deixa os espaços mais harmônicos e tranquilos, e por isso vem ganhando destaque na arquitetura e na decoração.

Neste post listamos algumas dicas de como utilizar esse recurso para transformar um ambiente. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Faça um planejamento de paisagismo

Avalie a área que você deseja transformar para saber quais são os tipos de objetos e as espécies de plantas que harmonizam melhor com o ambiente. Seja um quintal, uma varanda ou um corredor, planeje o que vai se encaixar e como o espaço pode ser mais bem aproveitado.

Analise também a sua disponibilidade para fazer a manutenção do local. Cuidar de um jardim com muitas espécies de plantas demanda mais tempo e conhecimento. Por isso, se você não dispõe de muito tempo e não conta com a ajuda de alguém para fazer o serviço, priorize espécies que sejam mais resistentes e autossuficientes.

Após escolher os objetos e as plantas que deseja comprar, faça um orçamento. Liste tudo o que você precisa, pesquise os preços para fazer uma média do quanto vai gastar e também veja que lojas oferecem melhor custo-benefício.

Conheça as plantas que deseja colocar no seu projeto

Na hora de escolher as plantas é preciso avaliar as condições climáticas, o espaço e a necessidade de cada espécie. Muitas vezes as pessoas se deixam levar apenas pela questão estética e escolhem espécies inadequadas para o local.

Pesquise todas as necessidades da planta que você deseja ter na sua casa: o intervalo de tempo em que precisa ser regada, a luminosidade do ambiente em que ficará e sua toxicidade.

As espécies também mudam o tom do ambiente: palmeiras e samambaias deixam tudo com um ar tropical, enquanto bambus, juníperos e azaleias criam um estilo oriental. Outra dica é cultivar ervas e hortaliças, pois além de embelezar o lugar, oferecem alimentos fresquinhos para a sua mesa.

Atente-se à escolha dos móveis

Existem várias opções para paisagismo, com diferentes designs e funções. É importante escolher os que mais vão se adequar ao espaço e os que possuem material mais resistente.

Os móveis em madeira são bonitos, resistentes e dão um ar rústico ao ambiente. Um dos materiais mais indicados é a teca, porque possui óleos naturais — o que a torna perfeita para resistir a climas úmidos e baixas temperaturas.

Outra dica são os paletes de madeira, que podem ser recuperados e reutilizados. Com eles você pode construir sofás, mesas de centro e até estruturas para colocar mudas de plantas. E o melhor: são baratos!

Priorize os móveis de acordo com o tamanho da área e o resultado que deseja. Bancos coletivos, por exemplo, são clássicos e economizam espaço. Já mesas e cadeiras possibilitam fazer refeições nessas áreas.

Aposte em esculturas e objetos

Os objetos decorativos são fundamentais para o paisagismo. Estátuas, esculturas e outras peças deixam tudo mais encantador, diferenciado e com a cara dos moradores.

Na hora de escolher, esteja atento ao estilo do seu jardim. Se sua decoração é vintage, aposte em objetos clássicos. Caso deseje um ambiente contemporâneo, as esculturas abstratas são perfeitas. Fontes, comedouros e bebedouros para pássaros e vasos suspensos transmitem delicadeza, independentemente do estilo.

Você pode misturar elementos, mas tenha cuidado para não tornar a decoração desarmoniosa. Ter muitas peças não é sinônimo de uma decoração bonita.

Para ter uma área verde em casa não é preciso muito espaço nem investir muito dinheiro. Fazendo um bom planejamento e escolhas acertadas você pode ter um cantinho para relaxar e sentir-se mais próximo da natureza!

E aí, o que achou dessas dicas de paisagismo? Já testou alguma delas? Deixe um comentário!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This