Dicas de Decoração

Saiba mais sobre o estilo neoclássico e como usá-lo na decoração

Escrito por quintadellarte

A atividade de escolher a decoração da sua residência ou escritório é essencial para manifestar sua personalidade e o seu astral no ambiente, proporcionando um espaço autentico e personalizado.

Dentro das tendências de construção e decoração, existem diversos estilos e gostos, o que pode gerar dúvidas na hora de escolher o ideal.

Pensando nisso, trouxemos uma tendência que tem a capacidade de embelezar qualquer ambiente: trata-se do estilo neoclássico, que tem grande influência na arquitetura mundial.

Quer conhecer mais sobre o estilo neoclássico e ver como aplicá-lo na sua decoração com excelência? Então continue a leitura!

O estilo neoclássico e suas características

Para entender esse estilo, vamos explicá-lo de forma simples e fácil: o neoclassicismo é um movimento artístico europeu que surgiu no século XVIII e durou até meados do século XIX.

Dentro desse movimento, foram criados variados tipos de expressões artísticas, como pinturas, esculturas, arquiteturas e literatura com o objetivo de tentar resgatar a estética presente na antiguidade greco-romana.

No período histórico que corresponde de 1700 a 1800, é possível perceber grandes mudanças ao redor do mundo — uma linha entre Idade Moderna e Idade Contemporânea foi tecida. Certamente, essa época deve fazer você lembrar de algumas imagens, que provavelmente estão ligadas às decorações do século XVIII.

Esse também foi o século chamado “Século das Luzes”, onde surgiu a corrente filosófica conhecida como Iluminismo, que tinha o apreço pelo racional. Na decoração desse período, o luxo presente na realeza tinha um grande protagonismo.

Atualmente, adotar os elementos decorativos desse tempo se tornou uma elegância incontestável dentro de ambientes contemporâneos. Quando bem aplicados, esse arranjo atribuem um toque de imponência para a decoração.

Algumas características desse estilo são muito marcantes, como:

  • colunas de templos clássicos;
  • materiais decorativos feitos em mármore, pedra, granito ou madeira;
  • linhas bastante ortogonais;
  • cúpulas;
  • formas regulares, simétricas e geométricas;
  • pórticos colunados;
  • uso de arestas e abóbadas.

O neoclassicismo na decoração de ambientes

Se você deseja aplicar o estilo neoclássico na sua casa ou escritório, mas não quer investir em alterações bruscas, como construções ou reformas demoradas, é possível incluir alguns elementos decorativos da composição do cômodo.

Quando bem escolhidos, os objetos neoclássicos podem transformar seu espaço em um templo clássico do período greco-romano. Assim, pensar em peças como estátuas, tapetes clássicos, vasos de gesso, cortinas drapeadas e molduras podem ser o toque ideal para o ambiente.

Ademais, o mobiliário do neoclassicismo costuma ser mais despido de aplicações, curvas ou arabescos e tende a ser mais estrutural. Os móveis são marcados por uma grande simetria, um design clean, frontões, colunas e um visual monocromático.

Por ser um estilo europeu, muitas peças utilizadas tem símbolos da revolução francesa, como lanças e setas. Contudo, também conta com inspirações na antiguidade egípcia e etrusca.

As peças neoclássicas, por sua leveza e nobreza, são excelentes para compor ambientes modernos mais sofisticados, principalmente que tenham contato com muitas pessoas, visto que chamam bastante atenção. Dessa forma, utilizá-la em locais abertos, como sala de estar, hall de espera e escritório é uma ótima opção.

Os principais cuidados para esse tipo de decoração

Agora, entendendo como ele compõe o ambiente decorativo, é essencial tomar algumas medidas durante o seu processo de aplicação.

Caso adote peças neoclássicas na composição do seu ambiente, é preciso, todavia, tomar alguns cuidados, pois esse estilo não é muito minimalista. Certamente, as peças são muito agradáveis na decoração moderna, já que garantem um espaço sofisticado e com referência histórica mundial.

No entanto, é primordial tomar cuidado com os objetos mais elaborados, com tonalidades fortes e marcantes, pois acabam por chamar atenção de forma negativa quando exageradas, afetando o ambiente devido ao visual pesado.

Dessa maneira, é aconselhável selecionar, com cuidado, algumas peças do estilo neoclássico e combiná-las com outros objetos modernos simples, de modo a criar um arranjo harmônico e que valorize o local.

Tons neutros com detalhes em cores vivas são uma ótima pedida e ajudam a não pesar o ambiente. Papéis de paredes discretos também ajudam a compor uma decoração clássica leve e elegante.

E aí, gostou do post? Aproveite e veja como aplicar o estilo neoclássico em ambientes externos!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This