Jardim e Paisagismo

Grama para jardim: conheça os diferentes tipos usados em residências

Escrito por quintadellarte

Um gramado bonito pode transformar completamente o seu jardim. Além de possuir um forte impacto visual devido à sua grande extensão, a grama ajuda a valorizar as demais plantas da área externa, arrematando a composição da paisagem.

Uma dúvida muito comum na hora de decorar o jardim é sobre qual o tipo de grama usar. Mas selecionar a grama ideal não precisa ser uma tarefa difícil! Com atenção para alguns aspectos, como a luminosidade e as características do solo do local, além do nível de contato do terreno com as pessoas, é possível definir qual espécie é a melhor para você.

Está pensando em plantar um gramado no seu quintal? Continue a leitura e veja qual é o seu tipo ideal de grama para jardim!

Grama Esmeralda

A Grama Esmeralda é uma espécie originária do Japão que, hoje, é uma das mais utilizadas aqui no Brasil. Esse sucesso se deve ao fato de que a esmeralda é resistente, sendo adequada para todo tipo de jardim, sem limitação do fluxo de pessoas.

Um ponto positivo é que a Grama Esmeralda é de crescimento lento, ou seja, não exige uma manutenção tão constante. Além disso, é uma espécie que se adapta tanto a ambientes com grande incidência solar quanto a ambientes com sombra. Sua única contraindicação é para regiões muito frias, uma vez que essa grama não suporta temperaturas muito baixas.

Grama Coreana

A Grama Coreana, também conhecida como Japonesa ou Veludo, é ideal para locais onde não haverá fluxo de pessoas, já que sua tolerância a pisoteios é baixíssima. Isso torna a espécie ideal para compor jardins cercados e ambientes feitos para contemplação.

Sua manutenção pede muita rega, mas, devido ao crescimento lento, as podas não precisam ser tão constantes.

Grama Santo Agostinho

A Grama Santo Agostinho é densa e muito indicada para áreas litorâneas. Isso se deve à sua boa tolerância à salinidade do solo, além da boa tolerância ao verão.

Sua resistência a pisoteios é média, fazendo com que a espécie se adapte melhor em locais com menos fluxo de pessoas. Portanto, é indicada para projetos de paisagismo.

Grama Bermuda

A Grama Bermuda é ideal para gramados esportivos. Isso se deve à sua grande capacidade de reconstituição, além de alta resistência a pisoteios. Sua adaptação é ótima: a Grama Bermuda pode ser plantada tanto em locais de clima frio quanto de clima quente.

Essa é uma grama que requer atenção para a manutenção, uma vez que seu crescimento pede podas e regas frequentes.

Grama Amendoim

A Grama Amendoim tem um aspecto diferente das demais gramas, uma vez que suas pequenas folhas e flores amarelas fazem com que ela pareça uma planta ornamental rasteira. Devido à sua delicadeza, ela não é uma espécie resistente a pisoteios, sendo uma opção descartada para espaços onde há fluxo de pessoas.

Essa grama é adequada para decoração de jardins e funciona como uma ótima forragem. Além disso, a Grama Amendoim também é uma espécie que serve de pastagem para animais.

Esse tipo de grama é adaptável e pode crescer tanto em solo seco quanto em solo encharcado. Sua contraindicação também é para regiões muito frias e locais com geadas.

E ai, já conseguiu escolher qual é a grama para jardim ideal para a sua casa? Gostou do artigo? Então compartilhe com os seus amigos nas suas redes sociais e ajude-os a cuidar do jardim!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This