Jardim e Paisagismo

Saiba onde usar plantas suculentas e quais são os cuidados necessários

Escrito por quintadellarte

Se você está planejando a decoração da sua casa, você deve considerar utilizar plantas ornamentais no seu projeto. Além de bonitas, elas trazem vida e frescor para dentro de casa! E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, cultivar plantas não é sinônimo de muito trabalho: basta saber escolher as plantas ideais.

Você já conhece as plantas suculentas? Elas são uma ótima alternativa para quem está a procura de espécies que não precisam de atenção constante. Confira abaixo mais detalhes sobre essas charmosas plantinhas:

Cultivo das plantas suculentas

Muitas pessoas se decepcionam quando as plantas que escolheram morrem prematuramente. Seja por falta de água ou por desinformação sobre a espécie, é muito comum que jardineiros de primeira viagem desistam, pois ficam frustrados depois de algumas tentativas.

As plantas suculentas são ideais para resolver esse tipo de problema, pois elas são incrivelmente fáceis de cultivar! Parte do seu atual sucesso se deve ao fato de que não precisam de muita atenção para permanecerem com aparência bonita e saudável.

Ao contrário de outras espécies, o excesso de água pode ser prejudicial para as suculentas, fazendo a planta apodrecer. Portanto, regue aproximadamente duas vezes por semana, podendo aumentar a frequência caso o clima esteja muito seco. Para drenar o excesso de água a dica é preparar o solo misturando terra, areia e pequenas pedras.

Onde as suculentas devem morar

Para que a sua planta suculenta fique feliz dentro de casa, você deve garantir que ela esteja em local arejado e que receba luz do sol. Um dos maiores erros cometidos por quem está começando a cultivar as suculentas é colocá-las em locais fechados e úmidos, como banheiros, por exemplo.

Uma dica então, é posicionar as suas suculentas próximas a janelas que recebem luz direta em alguma parte do dia. Você pode colocá-las em mesas de canto,  em prateleiras, ou até mesmo apoiadas na própria janela.

Lembre-se que elas têm diferentes cores e formas, podendo ser misturadas para criar um contraste muito interessante. As suculentas são plantas que se adaptam tanto quando plantadas diretamente em canteiros quanto em vasos.

Tenha em mente que o tamanho do vaso limitará o crescimento da planta  portanto, se você deseja que elas fiquem menores, aposte em vasos pequenos.

Suculentas podem se multiplicar

Retirar mudas da sua suculenta também é uma tarefa muito fácil. Você pode começar com poucas plantas de diferentes tipos e, em algum tempo, com um pouco de paciência, você poderá ter um terrário cheio de belas suculentas.

Para começar o processo, você pode retirar algumas folhas da sua suculenta (cuidado para que elas saiam inteiras), deixando-as descansar por uma semana em um local iluminado. Nessa fase é importante saber que as folhas não devem ser regadas.

Depois disso, você pode posicioná-las sobre o substrato preparado e esperar até que elas comecem a formar raiz. Nessa fase elas devem ser regadas, com muito cuidado para que não se encharquem e apodreçam.

Uma dica é utilizar um conta-gotas para ter maior precisão da quantidade de água. Depois que as raízes se formarem a mudinha começará a aparecer e você pode transferi-la para onde quiser!

E ai, já escolheu onde irá colocar as suas suculentas? Não deixe de conferir outras 8 plantas de fácil manutenção, que também podem te ajudar com aquele toque verde que estava faltando na sua casa!

Sobre o autor

quintadellarte

1 comentário

Deixar comentário.

Share This