Jardim e Paisagismo

Aprenda aqui a fazer a manutenção correta das estátuas de jardim!

Escrito por quintadellarte

Temos que ter um cuidado constante para que nosso jardim esteja sempre bonito. É necessário estar atento às podas, recolher folhas e plantas mortas, olhar a irrigação e iluminação.

Além disso, é preciso um cuidado especial com as estátuas de jardim. Como elas podem ser encontradas em vários materiais, texturas e cores, uma limpeza específica é sempre importante. 

É preciso utilizar os produtos corretos para que não aconteçam corrosões e apareçam manchas, e a má conservação durante algum tempo pode levar até à perda completa do adorno.

Para que você não passe por isso, vamos listar algumas dicas de como manter as estátuas de jardim sempre limpas e bonitas. Confira! 

Cobre

Caso você tenha estátuas de liga de cobre — como latão e bronze —, é normal que apareçam pequenas manchas ao longo do tempo, o que pode até dar um visual interessante e rústico.

Para limpá-la, sempre utilize panos macios e escovas. Nada de produtos abrasivos, por favor!  Faça uma mistura com cinco partes de água e três de detergente.

Passe a mistura em um pano com suavidade pela estátua e depois seque. Caso a peça esteja com muita sujeira acumulada, acrescente suco de limão à mistura.

Pedra

Se suas estátuas de jardim são de pedra, fique atento: elas acumulam muita sujeira — especialmente após chuvas! Você pode iniciar a limpeza com uma vassoura e, para tirar a possível lama, utilize uma mangueira com jatos médios. 

Estes adornos podem acumular musgos ou algas, especialmente na base. Por isso, use uma escova também para limpá-lo de forma completa.

Não utilize produtos químicos: eles podem fazer a estátua descascar. Fique atento também às fezes de pássaros, que também são corrosivas — e podem danificar partes da peça ao longo do tempo.

Mármore

O mármore é um material com belo visual e, além disso, é muito delicado. Sendo assim, nada mais justo do que ter uma atenção especial. Para uma limpeza suave, utilize um pano limpo e uma escova pequena (elas são boas para os cantinhos). 

Caso a peça esteja com uma sujeira mais grossa, utilize uma mistura de água e sabão neutro para louças: é só colocar o sabão na água até fazer uma espuma bem abundante.

Se a estátua for pequena, você pode mergulhar ela no balde ou na pia para um resultado mais rápido. No entanto, se ela for grande, passe a mistura por toda a peça com um pano ou escova, e depois enxágue com água quente.

Pedras e vasos

Caso você possua pedras decorativas e vasos ornamentados, as regras não são muito diferentes: se há lama acumulada, comece jogando água por uma mangueira e use uma boa vassoura. 

Às vezes, lama e folhas ficam entre as pedras. Nesse caso, aumente a força da água e passe a vassoura de lado para retirar tudo o que for possível.

Pedras e vasos costumam escurecer com o tempo e, se você desejar clarear as peças, basta jogar água com detergente e passar uma escova com maior força aplicada. 

Estátuas de jardim, vasos e pedras ornamentais dão um toque refinado aos espaços abertos de casa, e mantê-los sempre limpos não é uma tarefa difícil!

E você, como tem feito estas limpezas? Compartilhe conosco nos comentários!

Sobre o autor

quintadellarte

1 comentário

  • Gostaria de saber se vcs. fazer restauro de estatuas de jardim. Fv. informar tb. o telefone. Grato Orlando

Deixar comentário.

Share This