Dicas de Decoração

Como decorar um jardim para deixá-lo mais atraente?

Escrito por quintadellarte

Há tempos que a humanidade se encanta por jardins. Áreas onde a natureza pode ser admirada em sua magnitude permeiam nossa imaginação e são sinônimo de relaxamento e plenitude. Dessa forma, poder aproveitar das maravilhas de um jardim em casa é um estímulo e tanto para quem quer passar mais tempo no refúgio do lar.

Para criar um jardim não é necessário um grande espaço, apenas vontade e criatividade. Confira nossas dicas de como decorar um jardim para deixá-lo mais atraente!

Escolha as plantas apropriadas

Caso o ambiente escolhido para abrigar seu jardim seja uma área interna, como um jardim de inverno, aposte em plantas que não necessitem de iluminação direta do sol.

Samambaias e bromélias se adaptam bem à pouca iluminação, podendo ser acomodadas ou dentro de casa ou nas áreas do jardim com pouca ou nenhuma incidência de luz solar. Em locais com pouca chuva, suculentas e cactos são a pedida certa, pois não necessitam de água em abundância para sobreviverem.

Invista em vasos para decorar o jardim

Depois de escolher as plantas, chegou a hora de atentar-se para a seleção dos vasos. Não importa o tamanho do seu jardim: vasos são peças fundamentais para embelezar qualquer espaço. Se você não dispõe de uma grande área, vasos em prateleiras conferem vivacidade a ambientes diversos, enquanto vasos maiores dão destaque a plantas mais volumosas.

Floreiras e jardineiras conferem sofisticação a sacadas e janelas, e para dar um toque de requinte a jardins menores, aposte em vasos em forma de taça. Quintais amplos comportam peças mais grandiosas. Aposte no mármore para inserir classe aos ambientes vulneráveis às intempéries do tempo.

Aposte em chafarizes

As propriedades relaxantes da água e seu som agradável são praticamente inegáveis. Fontes e chafarizes, confeccionados em pó de mármore ou ferro fundido, refrescam e umidificam a atmosfera, criando um clima perfeito para acalmar e relaxar.

Além de serem peças ornamentais magnânimas, os chafarizes são de fácil instalação, não sendo necessário o uso de espelho d’água, apenas uma fonte de alimentação para ligar a bomba que acompanha a peça.

Surpreenda com estátuas

Esculturas e estátuas ornamentam jardins e quintais há séculos, sendo um verdadeiro clássico da decoração. O segredo é selecionar com critério as peças que irão embelezar seu espaço e encantar seus convidados: o excesso pode tornar o ambiente pesado e escuro.

Lembre-se, sempre, de que as plantas precisam ser as protagonistas da composição paisagística. Peças que acompanham luminárias funcionam muito bem em espaços que necessitam de iluminação adicional. Apaixonados por animais também tem vez e podem expressar seu amor pelos bichos por meio de esculturas de muito bom gosto. Imagens sacras também podem destacar e auxiliar na ornamentação do seu ambiente.

Se você ainda tem dúvidas de como decorar um jardim usando estas peças, lembre-se de que para coordenar um espaço mais clássico, ou que já tenha uma boa quantidade de cor, opte por uma peça feita em pó de mármore. Para jardins que necessitem de um toque de cor, prefira as imagens em resina ou coloridas que, além de belas, são perfeitas para trazer vida e alegria ao local.

Capriche com pedras e pedrinhas

Agora que você já escolheu as plantas ideais para o seu jardim, chegou a hora de pensar no acabamento. Neste caso, a decoração com pedras e pedrinhas é uma alternativa prática e muito acessível para caprichar na sua composição.

Você pode encontrar estes elementos em lojas especializadas e a escolha dependerá da metragem da sua área. Muito versáteis, esses elementos te ajudam a delimitar o espaço, intensificar o contraste de cores e podem ser usados em vasos, canteiros e passagens.

As pedras menores e mais delicadas são recomendadas para locais pequenos. Já as maiores, se encaixam melhor em ambientes espaçosos. Em geral, os tipos mais procurados são o seixo, o granito, o cascalho e a brita.

Para quem busca um resultado mais sofisticado e imponente, o mármore é perfeito quando cortado em tamanhos irregulares, com o objetivo de demarcar caminhos. Além de todas essas vantagens, as pedras oferecem mais proteção ao solo e ajudam a separar diferentes vegetações.

Considere o uso de decks de madeira

Você sabe como decorar um jardim utilizando decks de madeira? Quando falamos da área externa, esse elemento ajuda a dar um belo acabamento para o piso e a intensificar o acolhimento e conforto do ambiente.

Há uma grande diversidade de modelos e materiais que podem compor um deck, como o porcelanato e o plástico. No entanto, a melhor e mais tradicional opção é a madeira, podendo variar entre o Ipê, Jatobá e Itaúba.

Após a instalação, é fundamental investir na impermeabilização da madeira. Isto fará com que o material não sofra com os danos causados pela exposição ao sol, à chuva e à umidade, aumentando, assim, a sua durabilidade. Para a segurança e conforto de todos, também é importante preferir opções com maior aderência e propriedades antiderrapantes.

Se desejar complementar a decoração, aposte em plantas, vasos e pedrinhas que combinem com a madeira escolhida. O resultado será surpreendente!

Priorize uma boa iluminação

Uma boa iluminação é capaz de modificar qualquer ambiente! Isto porque, com luzes posicionadas de forma estratégica, você dá destaque ao que mais gosta ou favorece os melhores ângulos da sua combinação.

Você tem um jardim pequeno? Então, invista em lâmpadas pequenas, mas que estejam presentes em vários ângulos da sua área, como as arandelas. Assim, o ambiente ficará mais intimista e aconchegante. Mas, se o seu jardim for mais espaçoso, as luminárias de chão ou postes são ideais para iluminar de um modo mais completo.

Ao escolher as lâmpadas, priorize as opções em LED, uma vez que esse produto é mais econômico e não esquenta, evitando que as suas plantas sofram ressecamentos futuros.

Utilize materiais reciclados

Você quer inovar no seu jardim, mas não sabe como ser original sem gastar muito? Aqui, a dica é apostar em materiais reciclados para a sua decoração. Alguns dos principais materiais usados para essa composição são a garrafa PET e os canos de PVC. Muito acessíveis, esses elementos te permitem criar jardins verticais em paredes ou muros, sendo uma ótima escolha se o seu espaço for limitado.

Já imaginou aproveitar objetos que você não usa mais para dar uma cara nova ao seu espaço? Para isso, pinte pneus velhos com cores alegres e transforme o objeto em móveis criativos, como mesas ou poltronas.

Leiteiras, canecas, caixotes e garrafas de vidro também podem ganhar uma nova vida ao servirem como vasos para suas plantas. Além de sustentável, essa alternativa deixará o seu jardim com muito mais estilo e, até mesmo, um toque rústico na combinação.

Dê atenção aos móveis exclusivos para jardim

Engana-se quem imagina que o jardim precisa apenas ser belo. Por se tratar de uma área comum da casa, que muitas vezes é usada para os momentos de relaxamento, é necessário haver conforto. Neste caso, nada melhor do que incluir móveis e criar locais especialmente para o descanso. Alguns detalhes fazem toda a diferença no resultado visual da sua área!

O primeiro passo é investir em poucas peças. Utilize itens básicos, como um par de cadeiras, uma mesa pequena, um banco e uma poltrona com almofadas. Se o espaço for amplo, reaproveite alguns pallets para montar bancos ou mesas e tenha um ambiente ainda mais convidativo.

Outra questão importante é o cuidado ao escolher os materiais de fabricação da sua mobília. Priorize móveis de qualidade e que sejam mais resistentes quando expostos ao sol e demais fatores naturais. Os materiais mais indicados para este tipo de ambiente são o alumínio, a madeira e as fibras naturais. Defina o seu estilo e aposte na melhor opção!

Gostou das dicas sobre como decorar um jardim? Para não perder nenhuma novidade, assine nossa newsletter!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This