É muito comum o uso do mármore, seja na arquitetura ou na decoração, a rocha é utilizada há muitos anos e nunca saiu de moda até os dias atuais. O mármore pertence ao grupo das pedras ornamentais, essas que são utilizadas para fins decorativos e de arquitetura. Desde a civilização grega, o mármore garante ambientes elegantes, ele pode ser usado das mais variadas formas e, atualmente, as pedras de mármore podem ser colocadas em banheiros, móveis, paredes, entre outros.
Achou interessante e quer saber mais sobre decoração com mármore? Então, confira estas 7 dicas que separamos para você!
1. Combine cores e texturas
O mármore é perfeito para usar como base para o restante do espaço. Isso porque a pedra tem tons considerados mais sóbrios e há a possibilidade de trabalhar outras cores. Aqui, você pode apostar em detalhes que combinam com o mármore escolhido. Por exemplo, se a sua opção é tons mais claros, opte por outros detalhes que contrastam com esses tons. Caso seja do seu gosto, trabalhar somente cores claras deixa o ambiente com ar de sofisticação.
Outra dica é apostar em mais de uma tonalidade de mármore, é possível combiná-las e ainda deixar o espaço refinado, conforme o seu gosto. O mármore também pode estar em detalhes, pois não necessariamente precisam ser peças grandes, vamos ver esse assunto no tópico sobre objetos de decoração. Assim, você deixará seu espaço mais aconchegante e charmoso.
2. Aposte na mesa de jantar de mármore
Como conseguimos perceber até aqui, o mármore é uma pedra muito versátil para decoração e revestimentos e isso inclui utilizar móveis feitos desse material. O mais comum é a mesa de jantar, peça linda e que combina com outros tipos de elemento. Nesse caso, o mármore pode ser utilizado como tampo da mesa ou como os pés de sustentação para um tampo de vidro. Ela continua uma peça moderna e combina com vários tamanhos.
3. Use mármore na cozinha
O mármore também está muito presente na cozinha. Aqui, você pode optar por bancadas gourmet, na ilha e também em mesas. Outra dica que vale a pena investir é utilizar como revestimento, em forma de azulejo.
Não sugerimos utilizá-lo como bancada da pia, pois o mármore, em questão de dureza, é mais “mole” que o granito, por exemplo. Por isso, deforma com mais facilidade, ainda mais com altas temperaturas e com o manuseio direto de produtos ácidos e gordurosos, o que pode ocasionar manchas.
4. Use objetos de decoração feitos com mármore
O mármore também pode ser utilizado como objeto de decoração, investir nos detalhes com essa peça que não sai de moda é sinônimo de deixar sua casa ainda mais charmosa e elegante, além de ser algo singular. Os objetos têm um ar mais minimalista e complementam o ambiente onde serão colocados. Atualmente, no mercado, é possível encontrar desde abajures, bandejas, vasos e até mesmo objetos mais refinados como esculturas.
Caixinhas e relógios também podem ser feitos desse material e ficam lindos se bem dispostos com outros objetos de decoração. No banheiro, por exemplo, pode ser utilizado como saboneteiras, porta-escovas e detalhes em espelhos. Isto é, caso não queira investir em revestimentos, como pisos e azulejos. Além desses objetos, o mármore pode estar presente em detalhes de móveis, como cadeiras e poltronas, vale buscar as mais variadas formas de aplicar o mármore na decoração da sua casa.
5. Utilize em outros mobiliários
O mármore é uma pedra tão versátil que pode ser utilizada em vários outros tipos de mobiliários. Na sala, por exemplo, você pode apostar em um aparador ou outro móvel feito com esse material, como uma mesa de centro. No quarto, eles podem ser utilizados em mesas de cabeceiras. As mesas utilizadas como penteadeiras também ficam lindas no quarto e, se receberem o toque sofisticado do mármore, ficam ainda mais bonitas.
No banheiro, ele pode ser utilizado na banheira, na cuba, em armários, entre outros. Em relação à cuba, o mármore não teria tanto problema como na cozinha, já que ele não teria contato com produtos ácidos, quentes e também não é tão utilizado como a pia da cozinha. Os móveis feitos com mármore são perfeitos para dar aquele toque de requinte para os ambientes. Faça a escolha certa e combine com os outros objetos que estão no ambiente. Lembre-se de deixar o espaço leve, mesmo com a decoração com mármore.
6. Use revestimentos
Com certeza, o mármore pode ser utilizado como revestimento, afinal, ele tem beleza em todas as formas. Nesse caso, pode ser aplicado nas paredes para trazer requinte ao ambiente ou utilizado como piso. Como revestimento de parede, ele pode ser aplicado em uma das paredes para destacá-la ou em detalhes como os painéis. Na arquitetura, o mármore é muito usado para definir a divisão com um toque mais refinado os espaços integrados.
No piso, muitas pessoas optam por materiais que imitam o mármore, devido à sua porosidade. Diante disso, a dica é utilizar porcelanatos para fazer essa função. É um material de excelente qualidade e pode ser colocado tanto em ambientes externos quanto internos, ambientes úmidos ou secos, pois tem boa resistência, fácil limpeza e manutenção.
7. Utilize o mármore como destaque
Se você não pretende investir no mármore em pisos, banheiras e outros investimentos maiores, a ideia é deixá-lo em destaque, independentemente do ambiente onde será colocado. Ele pode ser utilizado como acabamento de luxo, trazendo os detalhes da elegância que somente as pedras ornamentais têm.
Um exemplo é utilizá-lo como revestimento de painéis, lareiras, objetos de decoração como quadros, vasos, relógios e outros detalhes importantes que já explicamos minuciosamente no decorrer deste post.
Com certeza, com todas as dicas decoração com mármore que apresentamos aqui, o seu lar ficará ainda mais elegante e luxuoso. Com a sofisticação e a beleza que essa pedra tem a oferecer para uma decoração digna de ser admirada.
Gostou deste post? Aproveite e entre em contato conosco, temos peças lindas que combinarão com o seu perfil.