Dicas de Decoração

Dicas imperdíveis para você montar um decoração asiática

Escrito por quintadellarte

A decoração asiática é baseada nos elementos dos países que esse continente têm de melhor. Entre eles: Japão, Índia, China, Tailândia, Irã e Arábia Saudita. O estilo oriental traz a sofisticação e o minimalismo para o ambiente, mas sem perder o lado funcional e simples dos cômodos. Um grande clássico é o piso de madeira e esculturas que costumam lembrar o oriente. Além disso, existem outros elementos que deixam a sua casa/jardim muito mais tranquila, aconchegante, original, criativa e zen.

Quer descobrir oito dicas imperdíveis de decoração asiática? Então, leia os tópicos a seguir! Vamos lá?

1.Use as cores preto e vermelho

Para quem pretende investir na decoração asiática, não pode deixar de apostar nas cores marcantes em sua casa, como o preto e o vermelho. Isso porque, na cultura chinesa, esses tons remetem a boa sorte.

Essas cores costumam ser usadas em móveis de madeira, revestidos com laca brilhante, como também é possível usá-los para fazer alteração em uma parede da sua casa. O que já permite dar uma cara nova ao ambiente.

2.Utilize biombos

Os biombos são feitos em bambu ou madeira e costumam ser utilizados como um painel estampado para decorar uma parede que esteja vazia ou dividir espaços integrados na falta das divisórias. Sua aparência costuma ser muito bonita, garantindo uma nova identidade ao cômodo. E, caso enjoe da decoração, também poderá mudar a peça de lugar e renovar os ares do local.

Os biombos podem ser encontrados tanto em cores neutras quanto estampados. Mas, caso queira deixar o ambiente com a cara mais asiática, poderá escolher por peças com desenhos de dragões, cerejeiras e gueixas.

3.Aposte em elementos da natureza

Antes de comprar os itens de decoração da sua casa, é preciso saber que a decoração asiática também remete elementos da natureza, pois dão mais paz e harmonia ao local. Para isso, poderá investir em arranjos de flores naturais, esculturas decorativas, almofadas com padronagens geométricas etc.

Os bonsais, conhecidos como árvores pequenas, também são uma ótima opção de decoração. Eles remetem ao símbolo da Ásia e podem ser cultivados em bandejas e vasos. A planta mais característica dessa cultura é a flor de cerejeira. Mas, caso prefira, também poderá inserir esse elemento da natureza na forma de adesivos, papel de parede ou almofadas.

4.Atente-se à iluminação

Na decoração asiática, também é preciso prestar muita atenção à iluminação, visto que esse ponto traz muitas melhorias ao ambiente. Um exemplo disso, são as luzes indiretas e as lâmpadas mais suaves muito utilizadas no Japão. E, para tornar o ambiente mais acolhedor, poderá optar por velas.

Na Índia e Tailândia, as luminárias são produzidas com materiais naturais. Os tailandeses, por exemplo, gostam de usar os caules e folhas da bananeira. Já as indianas, costumam ser mais coloridas, deixando a iluminação mais direta.

Outra opção são as luminárias chinesas, que podem ser usadas em cima de mesas ou penduradas. Os chineses também usam bastante lustres de cristais. O que torna sua casa ainda mais charmosa e bonita.

5. Invista em tapetes

Os tapetes são muito bonitos e contribuem na composição do ambiente, principalmente em casos de pisos em madeira, visto que esse estilo é fundamental para a decoração asiática. O que possibilita deixar o local mais harmonioso.

Alguns exemplos de tapetes que você pode usar em sua casa são os de origem indiana. Mas, tenha em mente que, antes de escolher o modelo, o design precisa combinar com os móveis e as cores da casa. Da mesma forma que não deve colocar muitos acessórios em cima da peça, pois isso pode comprometer o destaque do tapete.

6.Aposte no bambu e vime

O bambu é um dos principais elementos presentes na cultura oriental, podendo ser encontrado nas cortinas, móveis, utensílios de cozinha, luminárias e demais objetos decorativos. Ele também costuma ser combinado com fibras naturais, rattan, madeira e palha.

Já o vime entrançado é um material usado para diversas utilidades, como confecção de cestos e móveis. Isso porque ele é um item originado de varas flexíveis e moles do vimeiro. Outras madeiras como o cetro polido ou natural também podem fazer parte da decoração asiática.

7.Escolha móveis baixos

Os móveis baixos são uma das características mais tradicionais desse continente, sendo ideais para apreciar melhor a decoração oriental da sua casa. Para isso, poderá optar pelo estilo japonês com camas baixas e futons. Outras opções são os bancos e sofás, que podem ser colocados próximos do chão, para que haja um contraste com armários e mesas de cabeceira com pés quadrados e altos.

8.Coloque elementos característicos

Na decoração asiática existem elementos que são característico de cada país desse continente. No Japão, por exemplo, os painéis japoneses são ideais para casas em que têm espaços iluminados e com grandes janelas nos quartos. O tamanho da peça vai depender da largura e comprimento do quarto. Além disso, existem os leques, flores, esculturas de buda e biombos.

Na China, o vermelho e o dourado fazem sucesso. Da mesma forma que as imagens de dragões chineses. Já na Índia e na Tailândia, é possível encontrar almofadas, tapetes, mantas, budas e elefantes para decorar o ambiente.

Além desses elementos, é preciso ficar atento a outros que também são característicos da decoração oriental, como:

  • pintura asiáticas com detalhes chineses ou letras;
  • porcelanas ou estátuas pequenas;
  • plantas de interiores;
  • lanternas chinesas;
  • materiais produzidos em fibras naturais;
  • pufes e futons.

Ao longo do artigo você pode ver como a decoração asiática é ideal para ser incorporada na sua residência. Entretanto, para que isso seja possível, é preciso saber onde adquirir os materiais para dispor na sua casa e jardim. Na Quinta Dell’arte, por exemplo, você pode encontrar esculturas orientais, dragões chineses, luminárias para interiores, entre outros itens que vão deixar o seu ambiente bonito e harmonioso. Isso porque ela é uma empresa moderna, especialista em arte e decoração.

Agora que chegamos ao fim do artigo, que tal conferir todos os itens que a Quinta Dell’arte pode oferecer para deixar o seu lar com a melhor decoração asiática? Então, acesse o nosso site. Você não vai se arrepender!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This