Dicas de Decoração

Confira 6 ideias de decoração de casa alugada

Escrito por quintadellarte

Muitas pessoas sonham em ter uma casa própria, pensando nas características do lugar e até na decoração de cada ambiente. Mas, enquanto este sonho ainda não é possível de ser realizado, morar de aluguel é uma realidade.

O problema é que com todas as cláusulas do contrato sobre os deveres do inquilino, ficamos com o pé atrás sobre o que pode e o que não pode ser feito quando o assunto é dar uma repaginada no visual do lar, não é verdade?

Pensando nisso, separamos aqui 6 dicas de decoração de casa alugada. Você verá que, com algumas sugestões simples e prestando atenção nos detalhes, deixar tudo do seu jeito é mais fácil do que imagina. E o melhor de tudo: sem quebrar nenhum dos itens que o proprietário impõe. Acompanhe!

1. Deixe as paredes diferentes

A maioria dos contratos de imóvel exigem uma pintura quando este chega ao fim, isso quer dizer que ao entrar na casa, você a recebe recém-pintada, então deve entregá-la da mesma forma. Por isso, não tenha medo de dar uma cara nova para as paredes e modifique-as.

Invista numa pintura diferente como a de paredes geométricas, brinque com diferentes tonalidades de cor entre um ambiente e outro, crie um degradê, aposte em um padrão mais orgânico que você gosta, ou, ainda, invente uma estampa divertida. Você verá que uma simples camada de tinta gera um resultado incrível!

Uma ressalva importante é que as cores claras são mais fáceis de serem cobertas depois, enquanto as mais escuras necessitam de várias demãos.

2. Use ganchos adesivos

A decoração não está completa se você não tem alguns objetos de arte pendurados, não é mesmo? Além de deixarem os ambientes mais bonitos, eles também podem transmitir emoções e deixar tudo muito mais aconchegante e convidativo. Porém, se você não está permitida a furar as paredes, não se desespere, use ganchos adesivos!

Existe uma infinidade deles no mercado, cada um com suas características e indicações para cada coisa. Desse modo, você consegue colocar aquele quadro lindo na parede da sala, exibir as fotos da família, fazer um varalzinho com postais e outras peças afetivas ou mesmo ter uma composição de pratos que vêm passando de geração para geração. O clima da casa fica ótimo!

Só preste atenção no peso do item a ser pendurado e na capacidade máxima de cada gancho, assim você não corre nenhum risco de acidentes.

3. Troque as luminárias

A iluminação também é ponto importantíssimo em qualquer espaço — e na decoração de casa alugada não poderia ser diferente. Em vez de ficar presa às lâmpadas e luminárias já instaladas, troque-as de acordo com sua personalidade e lembre-se também da regra das camadas.

Esta regra consiste em pensar na iluminação como uma cascata. A primeira camada dever ser uma iluminação geral, que normalmente é a lâmpada do teto. A segunda deve ser específica para alguma tarefa como um abajur de chão perto de uma poltrona para leituras. A terceira deve ser uma que destaque determinados pontos da arquitetura ou da decoração, como spots direcionáveis.

Vale ressaltar que, para promover a concentração e produtividade, o ideal são as lâmpadas de cores brancas, mas, se sua intenção é criar um cômodo relaxante, as amarelas são as indicadas.

4. Construa um minijardim

Trazer a natureza para dentro de casa é aquele tipo de atitude que só gera benefícios, sabe? Isto porque as plantas purificam o ar, trazem mais energia para o espaço e também o deixam muito mais bonito, propiciando uma melhor qualidade de vida e bem-estar.

Para construir um minijardim, você pode ter várias espécies de plantas e flores plantadas em vasos de diferentes alturas e em diferentes posições. Uma boa ideia é usar suportes para pendurar algumas delas, usando macramês. Fica um charme! Invista também em pequenas estátuas, para dar aquele toque a mais e elevar tudo a outro patamar.

Lembre-se apenas de avaliar sua rotina antes de sair comprando qualquer muda por aí, afinal, cada planta precisa de uma frequência de regas e de outros cuidados específicos.

5. Tenha cortinas e tapetes

Não existe nada pior que chegar numa casa alugada e encontrar diversos defeitos nos pisos ou nas paredes próximas às janelas, não é verdade? Mas enquanto corrigir essas avarias seja sinônimo de reforma, ter cortinas e tapetes podem ajudar a mudar este cenário.

Estenda tapetes não só para tornar tudo mais confortável, mas também para disfarçar estas pequenas imperfeições. O mesmo vale para as cortinas, utilize-as com comprimento além das janelas e também suma com estas falhas. Você se sentirá muito melhor e terá um ambiente superelegante!

Não se esqueça, contudo, de investir em tapetes antiderrapantes, caso contrário, você ou alguém pode escorregar e se machucar.

6. Customize os armários

A casa já tem todos os armários da cozinha? Ótimo! Eles têm a superfície feia e não combinam em nada com seu estilo? Não tem problema também, sabe por quê? Porque eles podem ser facilmente customizados!

Antes que você pense que terá que fazer uma decoração que não combina em absolutamente nada com o seu estilo por causa dos armários, lembre-se dos vinis adesivos. Eles nada mais são que uma espécie de “papel contact” de qualidade superior — e com aplicação igualmente simples. Deste modo, você pode armazenar seus utensílios com muito mais personalidade.

Uma dica é aplicá-los com um pouco de espuma e um rodinho pequeno, desta forma você consegue uma superfície com menor propensão a bolhas e um acabamento perfeito.

Todas estas ideias são temporárias, baratas e muito fáceis de serem implementadas. Então, nada de ficar na mesmice e ter um lar que mais parece um acampamento de férias. Lembre que independentemente de ser alugado, é este o lugar que você mora e ele precisa estar de acordo com suas necessidades e expectativas.

Esperamos que agora você não tenha receio de caprichar na decoração de casa alugada e sinta-se muito mais à vontade. Se gostou e quer ainda outras dicas de como deixar os espaços cada vez mais bonitos, visite nossa página sobre decoração! Temos produtos que você vai adorar!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This