Jardim e Paisagismo

[extensão+500] Saiba mais sobre o bambuzinho de jardim e seus diferenciais paisagísticos

Escrito por quintadellarte

Considerada uma planta exótica, o bambuzinho de jardim é uma adição versátil e robusta para o paisagismo da sua casa. A planta se desenvolve bem rápido e de maneira espessa, podendo incorporar um visual exuberante ao jardim.

Se você ainda não conhece os detalhes sobre esse item tão interessante para a decoração da sua casa, saiba que o cuidado com o bambuzinho de jardim é bem simples — e é exatamente a respeito disso que vamos falar na matéria de hoje.

Trouxemos algumas dicas práticas e exclusivas, desde a plantação do bambuzinho até as técnicas para mantê-lo sempre forte e bonito, que com certeza vão ajudar você a criar uma composição incrível para o seu ambiente. Confira!

Onde aplicar o bambuzinho de jardim?

O bambu é uma planta versátil, e a maioria das espécies pode sobreviver em diversas condições. No entanto, o melhor ambiente para o seu desenvolvimento rápido é em pleno sol.

Como essas plantas gostam de solo fértil, ligeiramente ácido, bem drenado e úmido, vale destacar que essas são as melhores condições para o seu crescimento eficiente. Entretanto, se você oferecer pelo menos alguns desses requisitos, seus bambuzinhos já ficarão bem felizes.

Se você mora em uma região mais fria, tente plantar o bambuzinho de jardim em áreas com sombra parcial. Assim, quando o frio chegar, ele não sofre com a desidratação.

O ideal é que ele receba, pelo menos, 8 horas de sol por dia. A sombra, porém, não interfere em seu crescimento e pode ser benéfica quando o calor estiver mais forte.

Quais são os tipos mais comuns de bambuzinho de jardim?

Existem vários tipos e espécies de bambuzinho de jardim. Isso é ótimo para que você possa escolher aquele que mais combina com o ambiente que quer incrementar.

Veja só quais são eles!

Bambu japonês

O bambu japonês, ou metake, tem o crescimento rápido e atinge até 5 metros de altura. Tem os colmos finos e uma folhagem verde escura muito bonita.

Bambu barriga-de-Buda

Espécie rara, o bambu barriga-de-Buda pode crescer até 13 metros. É bastante tolerante a podas e cresce mais lentamente, sendo adequado para cultivo em bonsai.

Bambu negro

Já o bambu negro pode ter até 4 metros de altura. Sua haste é bem escura e, depois de 2 anos, pode ficar preta. As folhas, por sua vez, são pontiagudas e de um tom mais claro. É o mais indicado para ornamentar jardins.

Bambu Multiplex

Conhecido também como bambu múltiplas folhas, o Multiplex chega a 4 metros de altura e conta com folhas pontiagudas, que caem sobre um caule fino. Na medida em que se desenvolve, ganha visual de arbusto.

Bambu mossô

Gigante, o bambu mossô pode alcançar 20 metros de altura. Pode ser podado, cultivado dentro de vasos e ser usado como um grande aliado do paisagismo.

Bambu da sorte

O bambu da sorte é cultivado principalmente em vasos. Tem o tamanho módico de apenas 1,5 metros de altura depois de desenvolvido. É uma ótima espécie para se manter na decoração de interiores.

Bambu imperial

Para quem gosta de chamar a atenção, o bambu imperial cumpre o requisito. Com 12 metros de altura, tem o caule em tons amarelados e as folhas bem verdes, sendo mais recomendado para áreas externas e amplas.

Como plantar o bambuzinho de jardim?

Primeiro, é preciso escolher um solo fértil e enriquecido com compostos orgânicos. Procure por um lugar bastante iluminado, mesmo que seja próximo a paredes ou muros.

Depois de escolher o melhor local para colocá-lo, cave um buraco com o dobro da largura da sua raiz. Coloque o bambuzinho e volte a enchê-lo com terra, de maneira bem delicada. Conforme for preenchendo, dê leves batidas e regue de pouco em pouco para ocupar possíveis espaços vazios.

Ao plantar o bambu dessa forma, você permite que a planta se estabeleça mais rapidamente. Depois, é só regar semanalmente, até que as plantas fiquem bem estáveis.

É importante fornecer sombra ao bambu nas primeiras duas semanas após o plantio, para que ele cresça com mais força.

Como cuidar das plantas?

O cuidado com o bambuzinho de jardim deve ser constante, mas é bem fácil. Veja só algumas dicas importantes para conservar o seu!

Molhe a planta com frequência

A planta se desenvolve melhor quando recebe água semanalmente, seja por chuva, seja com um regador. É essencial molhá-la bastante — assim, você consegue estimular as raízes mais profundas, o que impedirá que a planta seque.

Mantenha as raízes úmidas

Quando algumas folhas caírem, não precisa retirá-las da terra, pois essas plantas contribuem para manter as raízes úmidas e protegidas. Elas também ajudam a nutrir o solo à medida que se decompõem, o que auxilia no crescimento do bambuzinho.

Use substrato orgânico

Adicionar uma camada de substrato orgânico também ajuda a mantê-lo mais forte. Durante a primavera, a planta requer um cuidado mais adequado com a adição de fertilizante balanceado.

Evite pragas

Os bambus são muito suscetíveis a pragas. As mais comuns são a broca e o caruncho. Por isso, é essencial ter recorrência na remoção manual dessas pragas dos caules e retirar também as larvas. Em último caso, pode-se usar produtos químicos específicos.

Pode regularmente

Outra dica importante é podar o bambu regularmente. Do contrário, a falta dessa providência pode interferir no adensamento e no crescimento da planta, seja de qual tipo ela for.

Cultive várias plantas em um mesmo jardim

Cuidar das plantas de bambu se torna ainda mais simples se você cultivar várias em um mesmo jardim, de maneira aglomerada. Além disso, essa planta cria um acabamento exuberante para o seu jardim, oferecendo um toque tropical e asiático para o espaço.

Invista na cerca viva

Adicione a planta para fazer uma elegante cerca viva e garantir ainda mais beleza para o seu ambiente externo. O bambu mossô, por exemplo, é uma excelente espécie de bambuzinho para incorporar ao jardim de inverno e criar um visual muito sofisticado para o design de interiores.

Já para compor a cerca viva, o bambu japonês é excelente: como ele pode atingir até 5 metros, tem alta capacidade de conter os ventos e ainda cria uma ótima barreira acústica.

Viu só como o bambuzinho de jardim é um elemento charmoso e indispensável para o paisagismo de sua casa? Agora que você sabe como cuidar, basta escolher a melhor forma de inserir a planta no ambiente que preferir.

Gostou das dicas que viu por aqui? Aproveite para seguir a nossa página no Facebook e acompanhar mais novidades sobre decoração!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This