As plantas estão entre as opções preferidas de quem deseja colocar elementos da natureza em seu lar. Afinal, além de sofisticação e beleza, elas agregam uma sensação de bem-estar aos ambientes.
Os mais atentos às tendências já devem ter notado que a Costela de Adão na decoração é um destaque na internet. Porém, com tantas ideias disponíveis para sua aplicação fica até difícil saber como utilizá-la, não é mesmo?
Para ajudar você a fazer as melhores escolhas nesse sentido, preparamos algumas dicas e informações. Confira!
O que é uma Costela de Adão e quais são as suas características?
A Costela de Adão é uma planta trepadeira da família das aráceas. Oriunda do México, seu nome científico é Monstera Deliciosa.
Caracterizada por folhas recortadas em um formato anatômico, que lembra os ossos do dorso humano — os quais podem chegar a 1 metro —, essa espécie é capaz de produzir flores e frutos comestíveis na fase adulta, apesar dos ramos serem tóxicos.
Por que utilizar essa tendência na decoração?
A beleza da Costela de Adão é o primeiro ponto que faz dela uma tendência. Prova disso é a sua presença em estampas usadas tanto na decoração quanto na moda. Mas aplicar essa planta no seu lar se justifica por muitos motivos.
Todo seu valor estético agrega elegância e sofisticação aos espaços em que é utilizada. Também serve para atualizar ambientes e deixá-los mais frescos. Por ser adaptável, pode ser incluída em diversos estilos.
Já do ponto de vista prático, por não precisar da incidência direta de luz solar e apresentar uma manutenção fácil, o cultivo dela é ideal para adornar áreas internas de casas ou apartamentos.
Como usar a Costela de Adão na decoração?
As tendências de decoração atuais mostram o uso de plantas, como a Costela de Adão, em diversos cômodos de casas e apartamentos. Veja, a seguir, as melhores dicas para você não errar e garantir um efeito elegante ao utilizá-la!
Na mesa de jantar
Plantas adornando a mesa de jantar não são uma novidade. Só que a Costela de Adão não é a tradicional flor decorativa, mas uma folhagem capaz de atribuir um elemento moderno a esse ambiente.
Nesse caso, não é necessário colocar uma muda cultivada na terra: os arranjos podem conter poucas folhas ou apenas uma, com o caule cortado na diagonal e imerso em água. Outra dica é preferir vasos discretos — os transparentes ou brancos deixam o destaque para os ramos.
Mesclada com outras plantas
Um efeito desejado por quem quer utilizar a Costela de Adão na decoração é a chamada floresta urbana, em que as plantas criam uma sensação de imersão na natureza.
Para isso, o ideal é mesclar essa trepadeira com diversas folhagens e suculentas. Tanto varandas como salas integradas a espaços externos ficam bonitas com isso.
O segredo para não exagerar é misturar texturas e formatos de espécies que tenham folhas em tons semelhantes. Ainda, opte por vasos em tamanhos diferentes, mas do mesmo material.
Na sala de estar
Entre os espaços internos, a sala de estar é ainda o centro da convivência no lar. Nela, a Costela de Adão fica bem em cantos e ao lado de sofás. Muito versátil, essa trepadeira também serve para separar ambientes em cômodos amplos.
A Costela de Adão na decoração é uma opção que agrega aos ambientes, misturando leveza e sofisticação na medida certa. Com nossas dicas, utilizá-la se torna um diferencial para que sua família e amigos se sintam bem em seu lar.
Que tal acompanhar mais sugestões como esta? Curta nossa página no Facebook e veja com facilidade tudo o que divulgamos por lá!