Idealizado como um contraponto para os ornamentos pesados típicos do séc. XIX, o estilo modernista (ou estilo moderno) traz como lema a frase do famoso arquiteto estadunidense Louis Sullivan: “a forma segue a função”.
Para as decorações modernistas, a funcionalidade é uma característica primordial. Assim, acessórios excessivos são descartados do ambiente.
Esse tipo de arquitetura tem espaço para todos. Mesmo que tenha um gosto oposto ao estilo moderno (rústico, por exemplo), ainda assim existem elementos dessa decoração que podem atraí-lo.
Dessa forma, para que conheça o estilo modernista, trouxemos, neste post, informações interessantes sobre o movimento e algumas dicas de como aplicá-lo na decoração de ambientes. Continue a leitura e fique por dentro!
Principais características do estilo modernista
O estilo moderno na decoração de ambientes surgiu no começo do séc. XX como um dos aspectos do Modernismo, que foi uma corrente intelectual, filosófica e artística influente no ocidente.
Esse movimento se espalhou e originou diversas linhas de design e pensamentos. Ele veio como um contraponto à arquitetura Iluminista (como Neoclássico, Art Nouveau e Vitoriano, entre outros.), a fim de promover obras mais funcionais.
Na arte modernista, é valorizado tudo que é simples, limpo e prático, ao invés dos ornamentos exagerados presentes nas outras correntes artísticas. Também foi nesse contexto que surgiu o expressionismo abstrato e o minimalismo, vertentes com bastante influência na decoração modernista.
O estilo é voltado para o básico, então, valoriza materiais naturais, como vidro, cimento, couro, fibras naturais, metais e madeiras sem muito tratamento, evitando ao máximo elementos muito elaborados.
Esses componentes são muito utilizados para a decoração moderna, e mesmo as opções mais brilhantes são aproveitadas, como alumínio, cromo, cobre espelhado e aço inoxidável.
Para além disso, a arte modernista evita o excesso de requintes e curvas, características comuns da tendência anterior. O estilo dá mais importância para os padrões das linhas retas verticais e horizontais, como móveis, janelas e esculturas retas.
Os padrões estéticos aparentes e bem definidos auxiliam na construção de cenários equilibrados e harmônicos, em que cada parte tem uma funcionalidade, sem chamar muita atenção ou causar confusões visuais.
Benefícios da decoração moderna
Entendendo o que é, como surgiu e as principais características da decoração, veja agora as vantagens de utilizar acessórios modernos no seu espaço.
Originalidade
Mesmo sendo um estilo simples e que recusa excessos, a arquitetura modernista ainda tem um toque autêntico. Na verdade, os artistas modernos desenvolveram alguns dos projetos mais originais desde que surgiu o movimento.
Dessa maneira, a arte moderna é tudo menos padrão. Basta olhar para a originalidade dos ângulos, linhas e curvas presentes em seu design: elas são exclusivas.
Tudo, desde os tetos arqueados, aos componentes estruturais e lineares bastante incomuns, equivalem a uma arte autêntica que vai te surpreender.
Design coeso
Certamente, menos é mais quando o assunto é decorar um ambiente moderno. Afinal de contas, por que iria querer ocultar todos os belíssimos detalhes do projeto, colocando ornamentos desnecessários?
O design foi feito para falar por si, sendo famoso pela sua funcionalidade, simplicidade e estrutura. Tudo é básico, de forma que a planta do espaço e os materiais aplicados na composição arquitetônica sejam o centro das atenções.
Contudo, uma casa moderna também pode aproveitar de cores e adicionar personalidade na decoração. Para isso, basta escolher os toques que acrescentem na construção da arquitetura moderna, com cuidado para não a prejudicar.
Maior comodidade
Muitos projetos modernos apresentam componentes que são convidativos e aconchegantes, como pedra, madeira e fibras naturais. Lareiras extensas, grandes janelas que permitem uma maior quantidade de luz natural e postes com vigas são alguns dos materiais que adicionam calor e personalidade para o lugar.
Apesar do padrão estético ser limpo, organizado e linear, certamente ainda há comodidade nesse tipo de arquitetura. Além disso, a maioria das plantas modernistas contam com menos paredes, de modo a criar um espaço mais aberto e acolhedor que muitas pessoas buscam em um lar.
Dicas de como aplicar o estilo modernista na decoração
Agora, é necessário saber como usar os adornos modernos na composição da sua decoração. Confira algumas dicas, a seguir!
Planeje o que você deseja
Todo artista, antes de começar alguma obra, cria alguns esboços, folhas cheias de anotações e borrões onde as suas ideias começam a ser projetadas, e é exatamente esse processo que é necessário percorrer.
Primeiramente, comece medindo o espaço que possui, para então pensar no projeto ideal que atenda às necessidades do local. Lembre-se de compor um ornamento que corresponda com o tamanho do ambiente e os elementos presentes.
Use preto e branco na decoração
Ao contrário dos estilos nórdico e minimalista, no estilo modernista, é possível adicionar cores, sob a condição de que sejam tons sem nuances ou gradientes, monocromáticos e puros.
Também é usual ter toques de cores vivas, para incorporar uma riqueza visual ao ambiente, contanto que a simplicidade prevaleça. O ponto principal é não sobrecarregar a visão.
As cores mais aplicadas na decoração moderna são o preto e o branco, assim como as tonalidades de cinza, bege e marrom. As cores precisam ser escolhidas em contraponto com as cores primárias (vermelho, amarelo e azul).
Evite excesso de ornamentação
Um dos principais pontos do estilo moderno é se livrar de ornamentos e acessórios excessivos na decoração de ambientes. Por exemplo, para um plano modernista, é possível encaixar perfeitamente prateleiras e armários embutidos, com a finalidade de esconder miudezas e bugigangas desnecessárias para o aspecto visual do lar.
A sensação de harmonia traz um sentimento de felicidade e tranquilidade para o cotidiano, diminuindo o estresse diário e, até mesmo, facilitando a limpeza do lugar.
Adicione esculturas modernas
Incorpore esculturas de paredes, mesas ou chão no espaço. Para o estilo modernista, obras abstratas e que tenham efeitos 3D são interessantes. Elas são ideais para locais integrados, pois podem ser admiradas de todos os lados, sem alterar a leitura das suas medidas. Ademais, vão ganhando novos sentidos a partir do ponto de vista do espectador.
Entretanto, esses objetos decorativos não devem ser somente bonitos, eles também precisam ter uma funcionalidade que atendam às suas necessidades diárias. Nesse sentido, o minimalismo oferece elementos que o proprietário pode desfrutar, em que cada peça mobiliária, armário, prateleira, escultura ou obra de arte tem funções distintas e necessárias na decoração.
Agora, você conhece o estilo modernista, suas principais características, benefícios e dicas de como aplicá-lo na sua casa ou escritório, a fim de deixar seu espaço bonito e funcional.
Gostou do nosso artigo? Então, saiba que podemos ajudá-lo na escolha de adornos para a sua decoração. Conheça algumas opções de esculturas modernas!