Jardim e Paisagismo

Saiba onde usar plantas suculentas e quais são os cuidados necessários

Escrito por quintadellarte

Enjoou da decoração de sua casa? Deseja levar mais cor e vida aos seus ambientes? Então, descobrir os variados tipos de plantas suculentas — e como integrá-los em um espaço — pode ser o truque que estava faltando.

Além de belíssimas, elas ajudam a adicionar muito mais frescor para o lar, independentemente do seu estilo decorativo. E, diferentemente do que muitas pessoas pensam, cultivar folhagens não é algo trabalhoso. O segredo é escolher as espécies certas e conhecer as suas necessidades.

Por isso, queremos lhe apresentar quais são os principais tipos de suculentas. Atualmente, essas alternativas são excelentes para quem está em busca de plantas que não precisam de atenção constante e conseguem promover inúmeros benefícios. Abaixo, veja todos os detalhes sobre o assunto e coloque a mão na massa!

Quais são os tipos de plantas suculentas?

Quando falamos sobre as suculentas, há quem acredite que exista apenas um tipo de planta. Mas, muito além disso, é possível encontrar uma ampla variedade de espécies, indo desde as mais pequenas e delicadas, até outras bem ornamentadas e pendentes.

O ideal é conhecer as principais delas e encontrar aquela que se encaixa em seu décor. Veja só!

Aeonium Leucoblepharum

As plantas Aeonium Leucoblepharum fazem parte de um gênero capaz de dar origem a mais de 30 espécies de suculentas — algumas são, até mesmo, muito conhecidas pelos jardineiros. De todo modo, essa versão conta com um caule basal e uma roseta.

Ainda é interessante destacar que elas possuem floração, partindo da parte central da roseta e resultando em delicadas flores. Ao longo desse período, a roseta mais velha é responsável por desabrochar novas rosetas. Isso acontece, especialmente, porque após o período de floração ela costuma morrer.

Senecio rowleyanus

A Senecio rowleyanus, ou Colar de Pérolas, é um dos tipos de plantas suculentas excelentes para quem pretende montar um jardim vertical — seja em um ambiente interno, em uma varanda ou área gourmet.

Entre as suas características mais fortes, destacamos as hastes longas e cheias de folhagens esféricas, muito parecidas com o formato de uma ervilha. Quando bem plantada e cuidada, essa opção ainda consegue ganhar flores de tons esbranquiçados e que exalam um delicioso aroma de canela.

Crassula Ovata Gollum (Orelha de Shrek)

A Crassula Ovata Gollum é, popularmente, conhecida como Orelha de Shrek. O motivo desse nome? Para descobrir, você só precisa olhar para o seu visual, que é muito parecido ao das orelhas de um dos principais personagens do cinema infantil.

Basicamente, estamos falando de folhas compactas e com visual tubular. Tais versões ficam excelentes quando plantadas em terrários ou vasos mais rasos. O lado positivo é que esse é um dos tipos de plantas suculentas que, dificilmente, sofrerá com o surgimento de doenças ou pragas diversas. Vale testar em casa!

Haworthia Fasciata

Conhecida como Zebra, a Haworthia Fasciata possui um aspecto muito chamativo e interessante. O seu formato é composto por folhas grossas e bem esverdeadas.

Fora isso, a sua superfície apresenta uma espécie de “estampa”, toda rajada em tons de branco. Logo, muitas pessoas passaram a denominá-la como Zebra, já que a aparência lembra bem a pele do animal.

Essas opções gostam bastante de tomar sol, porém, elas se dão muito bem em ambientes de baixas temperaturas. Por essas e outras, é uma solução incrível para quem está se aventurando pela primeira vez no universo da jardinagem.

Como cultivar as plantas suculentas?

Muitas pessoas se decepcionam quando as plantas que escolheram morrem prematuramente. Seja por falta de água ou por desinformação sobre a espécie, é muito comum que jardineiros de primeira viagem desistam, pois ficam frustrados depois de algumas tentativas.

As plantas suculentas são ideais para resolver esse tipo de problema, pois elas são incrivelmente fáceis de cultivar! Parte do seu atual sucesso se deve ao fato de que não precisam de muita atenção para permanecerem com aparência bonita e saudável.

Ao contrário de outras espécies, o excesso de água pode ser prejudicial para as suculentas, fazendo a planta apodrecer. Portanto, regue aproximadamente duas vezes por semana, podendo aumentar a frequência caso o clima esteja muito seco. Para drenar o excesso de água, a dica é preparar o solo misturando terra, areia e pequenas pedras.

Onde as suculentas devem morar?

Para que a sua planta suculenta fique feliz dentro de casa, você deve garantir que ela esteja em local arejado e que receba luz do sol. Um dos maiores erros cometidos por quem está começando a cultivar as suculentas é colocá-las em locais fechados e úmidos, como banheiros, por exemplo.

Uma dica então, é posicionar as suas suculentas próximas a janelas que recebem luz direta em alguma parte do dia. Você pode colocá-las em mesas de canto, em prateleiras, ou até mesmo apoiadas na própria janela. Lembre-se de que elas têm diferentes cores e formas, podendo ser misturadas para criar um contraste muito interessante.

As suculentas são plantas que se adaptam tanto quando plantadas diretamente em canteiros quanto em vasos. Tenha em mente que o tamanho do vaso limitará o crescimento da planta — portanto, se você deseja que elas fiquem menores, aposte em vasos pequenos.

As suculentas podem se multiplicar?

Retirar mudas da sua suculenta também é uma tarefa muito fácil. Você pode começar com poucas plantas de diferentes tipos e, em algum tempo e com um pouco de paciência, poderá ter um terrário cheio de belas suculentas.

Para começar o processo, você pode retirar algumas folhas da sua suculenta (cuidado para que elas saiam inteiras), deixando-as descansar por uma semana em um local iluminado. Nessa fase, é importante saber que as folhas não devem ser regadas.

Depois disso, você pode posicioná-las sobre o substrato preparado e esperar até que elas comecem a formar raiz. Elas devem ser regadas com muito cuidado, para que não encharquem e apodreçam.

Uma dica é utilizar um conta-gotas para ter maior precisão da quantidade de água. Depois que as raízes se formarem, a mudinha começará a aparecer e você poderá transferi-la para onde quiser!

E aí, depois de todas essas dicas, você conseguiu conhecer os principais tipos de plantas suculentas e como aproveitar ao máximo as suas vantagens? Esperamos que sim!

Agora que já está por dentro do assunto, aproveite para assinar a nossa newsletter. Assim que fizer o seu cadastro, enviaremos informações exclusivas sobre decoração, paisagismo e demais ornamentos diretamente para o seu e-mail!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This