Dicas de Decoração

5 dicas de enfeites criativos para jardins

Escrito por quintadellarte

O jardim costuma ser um dos espaços mais agradáveis de um lar. Afinal de contas, é o lugar no qual recebemos amigos e familiares, relaxamos ou aproveitamos momentos de diversão nos fins de semana.

Com cuidado e dedicação, podemos nos atentar a detalhes que tornam esse ambiente ainda mais convidativo e aconchegante. No entanto, você sabe como inovar na decoração de um jeito criativo?

Para te ajudar, separamos algumas dicas de enfeites para jardim que vão deixar a sua área externa ainda mais bela. Acompanhe!

Por que decorar o jardim?

Para começar a falar de enfeites para jardim, devemos falar sobre como decorar o jardim pode ser algo benéfico. Muitas pessoas, ao adquirirem uma casa com jardim ou pensar em montar um, podem não pensar nos benefícios da decoração, em um primeiro momento.

Os enfeites para jardim, antes de mais nada, transformam ambientes externos em locais mais atraentes. Seja em casas ou em apartamentos, é possível desfrutar de um local mais bonito por meio da decoração de jardim.

Além disso, o local agradável se torna ainda mais aconchegante para quem reside lá. É importante investir nesse tipo de aconchego porque a nossa casa é aonde vamos para descansar após um longo dia. Por conta disso, ter um lar aconchegante e confortável vale muito a pena.

Por último, um jardim bonito e bem-feito promove a integração com a natureza. Estudos comprovam que a interação do humano com a natureza é algo benéfico à saúde física e mental. Portanto, até nisso os enfeites para jardim têm um efeito positivo.

Quais são os principais tipos de enfeites de jardim?

Agora que você já sabe por que investir em enfeites para jardins, vamos falar sobre as principais tendências nesse aspecto. Veja mais!

1. Invista em materiais reciclados

Está sem dinheiro ou criatividade para dar um toque diferente ao seu jardim? Nesse caso, comece apostando em materiais reciclados! Para quem possui um espaço mais reduzido, as conhecidas e acessíveis garrafas PET ou os tubos de PVC são ideais para criar os jardins verticais. Charmosa e prática, essa opção pode ser adotada em muros e paredes.

Além disso, pneus velhos podem virar terrários, balanços para árvores e diversas formas de decorar o seu jardim sem agredir o meio ambiente. De quebra, você decora o seu espaço sem gastar muito.

Outra boa alternativa é reaproveitar peças antigas e que você já não usa mais, como panelas, leiteiras ou caixotes de feira e transformá-los em vasos rústicos e muito originais. Sem dúvidas, o resultado será único e surpreendente!

2. Crie um visual com pedrinhas

As pedrinhas são parte indispensável em um jardim completo! Utilizadas em diversos tamanhos e em diversas cores, são acessíveis a todos os bolsos e podem levar ainda mais beleza para esse espaço. Atualmente, no mercado, você encontra variados tipos de pedras e o fator decisivo para a escolha será o tamanho do ambiente.

Para um jardim pequeno, dê preferência aos tipos menores. Já para locais espaçosos, as pedras com maior dimensão se encaixam melhor. Utilize esse enfeite para preencher caminhos, canteiros ou, até mesmo, para finalizar alguns vasos.

Quer um efeito ainda mais criativo com os seus enfeites para jardins? Misture duas tonalidades diferentes de pedrinhas! Com isso, você terá muito mais contraste de cores na sua decoração!

3. Aposte nas cercas

Quando falamos em jardins, logo pensamos nas cercas de madeira, não é mesmo? Isso porque, com esse elemento, é possível dividir o espaço entre as flores e delimitar caminhos e canteiros. Há uma grande diversidade de modelos e materiais disponíveis para você escolher de acordo com o seu estilo e investir na originalidade.

Para um ambiente mais urbano, as cercas de ferro ou madeira são as mais indicadas. Se você busca por uma composição mais clássica ou rústica, aposte no bambu ou nas ferragens de demolição. Há também as cercas vivas, que protegem o espaço sem influenciar no visual do jardim.

Desse modo, você pode delimitar o espaço e ainda criar um clima mais aconchegante. Vale a pena também brincar com as cores e formas na hora de montar a composição.

4. Inclua fontes e estátuas

As fontes e estátuas podem ser consideradas os mais tradicionais enfeites para jardins. As estátuas são ótimas opções para quem quer um resultado mais sofisticado, podendo ser encontradas em bronze, pedra ou mármore. Para escolher a peça ideal, considere fatores como a resistência do material e imagens que tenham relação com a decoração.

Já as fontes são alternativas atemporais para incrementar seu jardim. Em geral, as opções menores são mais utilizadas por serem delicadas e se encaixarem com mais facilidade em qualquer espaço. Porém, é possível escolher entre os diversos modelos, como as fontes de água em vasos, fontes do tipo chafariz, fonte de água em pedra e as que imitam cachoeiras.

Lembre-se: para um visual satisfatório, evite sobrecarregar a área com muitos objetos. Nesse caso, menos pode ser mais. Escolha um ponto focal e faça dele o centro visual de seu jardim.

5. Atraia pássaros para o jardim

É impossível imaginar um jardim sem pássaros! Por isso, que tal incluir alguns enfeites para atrair esses animais tão simpáticos? Acrescente elementos diversificados, como escadas, regadores e caixas.

A dica é que você aproveite esses objetos para adaptar vasos ou plantas. Nas escadas, por exemplo, instale pequenos bebedouros e, logo, os seus novos amigos farão parte desse ambiente descontraído.

Se desejar um cenário ainda mais encantador, as casinhas de pássaros são versáteis e podem ser usadas, também, próximas de portas e janelas. Assim, você ouvirá cantos incríveis ao longo do dia! Aconchegante e agradável, não é mesmo?

6. Alie conforto com os enfeites para jardim

Toda ideia de investir em enfeites para jardim é para ter um local mais agradável. E por que não aliar a decoração com conforto? Por exemplo, investir em bancos para jardim é algo que vale bastante a pena quando se tem espaço suficiente.

Outra ideia é criar um caminho com pedras, para que seja mais confortável transitar pelo jardim sem prejudicar as plantações. Esse tipo de enfeite é, além de tudo, fácil de ser feito.

Além disso, mesas próprias para o jardim podem complementar a decoração como locais para colocar vasos de plantas menores. De quebra, você vai criar um ambiente mais agradável para receber visitas e passar um tempo relaxante em seu jardim. Boa ideia, não é mesmo?

7. Invista nos itens de madeira

Quando falamos em enfeites para jardim externo, logo nos vem à mente a decoração de madeira. E o lado bom de investir na madeira para o jardim é que existem diversos materiais que podem ser reutilizados, de modo a dar uma aparência mais rústica ao local.

Por exemplo, podemos citar enfeites para jardim feitos com roda de carroça, que são fáceis de serem feitos e achados. Os carretéis de madeira também são boas opções para fazer de mesa, banquinhos, apoio para vasos ou o que mais a sua imaginação quiser.

Os enfeites para jardim feitos de madeira combinam bastante com espaços abertos e que precisam de um toque natural e rústico. A sua utilização dá um toque a mais de natureza, e também agrega na aparência do local. Vale a pena exercitar a criatividade para criar peças personalizadas para o seu espaço.

8. Coloque um pouco de luz no seu jardim

Uma dica que muitas pessoas nem pensam é na iluminação artificial para jardins. Apesar de o jardim ser algo que é muito mais valorizado durante o dia, ele pode ser igualmente bonito à noite, sob a luz adequada. E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, existem luzes próprias para serem colocadas em projetos desse tipo.

As luzes têm diferentes tipos e direções: podem ser direcionadas de cima, do chão ou de modo a contornar o jardim. As noites em seu jardim vão ser bem diferentes desse modo.

Caso você decida investir na iluminação, vale a pena se atentar às cores e seus efeitos. O que mais combina com o seu jardim? Luzes coloridas e alegres ou quentes e acolhedoras? Além disso, lâmpadas de LED são as recomendadas por serem mais econômicas e não esquentarem tanto.

Quais erros evitar na decoração de jardim?

É importante saber o que é tendência em termos de enfeites de jardim. No entanto, mais importante ainda é saber quais erros podem prejudicar a decoração de seu jardim. E é sobre isso que vamos falar a seguir. Confira.

Evite o exagero

Você já ouviu aquele ditado que fala que “menos é mais”? Nesse caso, ele também se aplica. O mais nem sempre vai ser melhor. Às vezes o seu espaço é menor, ou a sua própria decoração residencial não vai combinar com todos os elementos que você deseja adicionar ao seu jardim.

E por mais bonitos que pareçam, você deve pensar nos enfeites para jardim de forma conjunta, e não como peças individuais.

Inspire-se na sua própria realidade

Inspirar-se em fotos de jardins bonitos ou no seu vizinho é algo ótimo. Mas tentar replicar um modelo à perfeição em seu espaço é a receita para o desastre. Cada jardim é o seu próprio, com determinadas espécies e condições de manutenção.

Por conta disso, comparar o seu a imagens de outras pessoas não é algo que retrata a sua realidade. Busque sempre trazer ideias de decoração que se encaixem no seu jardim.

Faça as pazes com a imperfeição

Manter tudo muito arrumadinho é não apenas impossível, como também prejudicial à saúde do seu jardim. A natureza é naturalmente expansiva, tem suas próprias formas e ritmo de crescimento.

Tentar manter o seu jardim perfeitamente podado vai ser um desafio sem fim. Por isso, tente fazer as pazes com a naturalidade de seu jardim e apreciá-lo da forma que ele se apresenta para você.

Cuide do seu jardim

Fazer as pazes com a imperfeição não significa descuidar de suas plantas e flores. Muitas espécies têm necessidades diferentes, e o erro dos donos é ignorar essas necessidades e cuidar de tudo da mesma maneira.

Regar no horário correto, colocar as plantas que gostam de sol mais perto da luz e vice-versa vai assegurar que o seu jardim seja bem-cuidado e fique bonito por mais tempo.

Vale muito a pena investir em enfeites para jardim. Afinal de contas, é uma forma de deixar a sua casa mais bonita, como um todo. Não importa se você mora em uma residência mais espaçosa ou em um apartamento com uma sacada menor, é possível aplicar algumas de nossas dicas e enfeitar o seu lar.

O que você achou do nosso post sobre enfeites para jardins? Esperamos que tenha sido inspirador. Aproveite que já terminou a leitura e faça um comentário no post! Vamos adorar ler as suas considerações a respeito do assunto.

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This